sexta-feira, 3 de maio de 2013

A sensualidade dos livros impressos




"O livro na tela não tem volume nem espessura. Pertenço a um mundo da sensualidade do tato, da carícia do livro. Ele possui um peso, um formato, é brochado ou encadernado, desbeiçado ou impecavelmente conservado...Essas páginas digitalizadas são sem cor e sem cheiro. E eu reivindico como um direito o prazer das páginas amareladas, manchadas mesmo, de papéis e de tintas de cores diferentes. A digitalização asseptiza o livro e lhe retira o sabor e odor, anula sua singularidade" 

Jean Marie Goulemot

3 comentários:

  1. Belas e sábias palavras. Interessante mencionar o charme e a curiosidade que impulsionam uma visita a um Sebo, onde estes mesmos livros, ou seus antepassados, de páginas amareladas aguardam silenciosamente por um cidadão curioso que os venham resgatar e adotar.
    Parabens pelo texto.
    Rui Natal

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei do livro impresso pois não cansam meus olhos devido ao brilho da tela do computador, celular ou tablet. A longo prazo acredito que será comprovado e altamente divulgado os problemas de visão desta geração plugada. Os livros impressos existem há mais de 200 anos e não se perdem na história, já o e-book terá seu tempo devido à mudanças de programas.

    ResponderExcluir
  3. Não li descrição melhor sobre o relacionamento entre leitores e livros <3 Felicito-o!

    ResponderExcluir