terça-feira, 21 de maio de 2013

A Unesco e o Acesso Aberto




A Unesco vai disponibilizar todas suas publicações digitais para milhões de pessoas ao redor do mundo, livres de encargos e com licença aberta. Após decisão do Conselho Executivo da Organização em abril, a Unesco tornou-se o primeiro membro da ONU a adotar tal política de acesso aberto para suas publicações. A nova política significa que qualquer pessoa será capaz de transferir, traduzir, adaptar, distribuir e compartilhar publicações e dados da Unesco, sem pagar.

Janis Karklins, Assistente da Unesco, Diretor-Geral da Comunicação e Informação, anunciou a nova política durante a abertura da Cúpula Mundial sobre o Fórum da Sociedade da Informação , em Genebra, em 13 de maio.

"Os pesquisadores de todos os países, mas especialmente dos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento se beneficiarão da capitalização sobre o Acesso Livre ao conhecimento", disse Janis Karklins, Diretor-Geral Adjunto da Unesco para Comunicação e Informação. "A nossa nova política permitirá aumentar a visibilidade, acessibilidade e distribuição rápida de nossas publicações."

Ao adotar esta nova política editorial, Unesco alinha a sua prática para o seu trabalho de advocacia em favor do acesso aberto e reforça o seu compromisso com o acesso universal à informação e ao conhecimento.

O movimento de Acesso Aberto (OA) nasceu na comunidade científica para enfrentar os custos crescentes da literatura científica, que é essencial para os pesquisadores. Uma vasta gama de universidades, instituições e governos apoiam-na como uma alternativa ao modelo tradicional de disseminação de conhecimento por meio de publicações acadêmicas caros.

A partir de julho de 2013, centenas publicações digitais da Unesco estarão disponíveis para os usuários através de um novo repositório de acesso aberto com uma interface multilíngue. Todas as novas publicações serão lançadas com uma licença aberta. 

Ao defender o Acesso Aberto para suas publicações, a Unesco reforça o objetivo fundamental de uma organização intergovernamental - de garantir que todo o conhecimento que ele cria seja disponibilizado para o público mais amplo possível.

Leia o texto completo da política disponível no site da UNESCO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário