quarta-feira, 8 de maio de 2013

Biblioteca Benedito Leite terá espaço voltado para bebês e acervo digital



Experiência é inspirada em metodologia francesa. Local será reaberto nesta quinta (9), após quase quatro anos em reforma.

Do G1 MA com informações da TV Mirante


Uma das dez maiores bibliotecas públicas do país, a Benedito Leite ‘reabrirá suas portas’ com uma grande inovação. A partir desta quinta-feira (8) o espaço será a primeira biblioteca do país para bebês, uma experiência já utilizada em muitas bibliotecas francesas. A biblioteca também passará a disponibilizar digitalmente parte de seu acervo, entre eles obras raras de 1630. 

O prédio estruturado sob influência da arquitetura neoclássica, herança da nobreza européia dos tempos do Maranhão Província, foi fechado em setembro de 2009, porque ameaçava desabar em cima dos leitores. Desde então foram gastos R$ 7 mi para que além das obras físicas, seu acervo fosse ampliado e atualizado.

Ao todo, são 130 mil volumes, entre eles alguns dos jornais mais antigos em circulação no país e obras extremamente raras. A mais antiga é de um autor português, Alterações de Évora, escrita por Dom Francisco Manuel, em 1637.

A maioria destas relíquias já está disponível em um acervo virtual da biblioteca. Outras cinco mil obras raras estão sendo digitalizadas com imagens de alta de resolução.

O scanner é capaz de salvar até dez mil imagens por dia. Os livros digitalizados são enviados em tempo real para o computador e pode ser acessado em qualquer canto do mundo. Antes o trabalho era feito com uso de fotografias e demorava semanas. "O que a gente quer é que qualquer pesquisador de qualquer canto do mundo não tenha barreiras. Ele pode estar em São Paulio, Rio de Janeiro, outros países, mas terá acesso às nossas obras", explicou a diretora-técnica Aline Nascimento.

As obras mais antigas exigem mãos habilidosas e um olhar treinado desde a limpeza. "São livros bem antigos, muito raros, que até no manuseio podem quebrar e a obra ficar danificada", disse a servidora pública Jackeline Cerveira, uma das responsáveis pelo trabalho de digitalização.

Muitos precisam até de transcrição, como um ofício feito à mão, de 1816. "Nós transcrevemos para qualquer pessoa ler, ter a facilidade da leitura e entender o documento", afirmou a historiadora Rosana Sousa.

A biblioteca pública foi fechada em setembro de 2009, porque ameaçava desabar em cima dos leitores. Além dos equipamentos novos, ela vai ser reaberta com um acervo maior e novos espaços e o Maranhão ganha a primeira biblioteca do país para bebês. "O livro jamais vai deixar de ser o instrumento de informação, de leitura e de prazer mais importante. Tudo o que vai para esses programas de computadores éom base no texto escrito, elaborado e pensado pelo homem", finalizou Rosa maria Lima, diretora da instituição.    

Clique aqui e saiba como acessar o acervo digitalizado da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário