terça-feira, 21 de maio de 2013

O Inferno tecnológico de Dan Brown


Bases de dados utilizadas pelo autor Dan Brown na construção de Inferno,  seu mais recente livro:

World of Dante

Iniciativa da Universidade da Virgínia, O Mundo de Dante é uma ferramenta de pesquisa multimídia destinada a facilitar o estudo da Divina Comédia, através de uma ampla gama de serviços oferecidos. Estes incluem um texto italiano codificado que permite pesquisas estruturadas e análises, uma tradução em Inglês, mapas interativos, gráficos, música, banco de dados, cronograma e galeria de ilustrações. Muitos desses recursos permitem que os usuários a participar do poema dinamicamente através dos componentes integrados.

Digital Dante

Iniciativa da Universidade de Columbia, o Dante Digital é um esforço a longo prazo do Instituto de Tecnologias de Aprendizagem da Universidade que pretende desenvolver uma série de recursos acadêmicos multimídia relacionadas a Dante Alighieri, combinando elementos tradicionais de pesquisa acadêmica com a novas comunicações e possibilidades de apresentações habilitadas pela tecnologia digital em rede .

Dante Project

Iniciativa da Universidade de Princeton, o Projeto Dante está no ar desde 1999 e combina uma abordagem tradicional para o estudo da Divina Comédia, incluindo consulta de dados, imagens e som. O texto do poema de Dante está sempre no centro das atenções do usuário.

Um comentário:

  1. Nossa, que fontes incríveis, desconhecia as três. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir