quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto Reflora deve contar com mais de um milhão de espécies catalogadas


Pelo menos 1.1 milhão de amostras de plantas brasileiras devem ser disponibilizadas pelo Herbário Virtual do Projeto Reflora. Este é o principal resultado parcial apresentado durante evento denominado “Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira”, realizado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre os dias 15 e 17 de maio.

O Herbário Virtual contará com amostras catalogadas por missões nacionais e estrangeiras em solo brasileiro desde o século 17. “A meta é que todas as espécies da flora brasileira, que temos conhecimento sobre a existência, estejam disponibilizadas até 2020. Para isso o Reflora oferece infra-estrutura e investimento e os pesquisadores disponibilizam sua coleção de exsicatas para o herbário como contrapartida”, explicou o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS/CNPq), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, citando as amostras representativas de espécies de plantas.

Para resgatar as espécies estrangeiras digitalizadas, o projeto estabeleceu parcerias com dois museus detentores de extensas coleções, o Nacional de História Natural de Paris (MNHN – sigla em inglês), na França e o Jardim Botânico Real de Kew, da Inglaterra. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), que também disponibilizará sua coleção ao projeto, será responsável por consolidar o herbário organizando o material enviado pelos dois parceiros estrangeiros do Reflora.

A coleção do Jardim Botânico contabiliza entre 550 mil e 600 mil espécies, o Museu de Paris tem como estimativa entre 300 mil e 400 mil amostras brasileiras e o Museu Kew conta com 250 mil. Deste montante, cerca de 253 mil já estão sendo organizadas no Rio de Janeiro, pela equipe do Jardim Botânico. A previsão é que a página piloto do Herbário Virtual seja disponibilizada para a fase de testes já no mês de dezembro deste ano.

As empresas que apóiam o projeto, Natura e Vale S.A., financiam os custos da iniciativa no exterior, efetuando o pagamento da mão de obra qualificada envolvida na digitalização das coleções estrangeiras e o intercâmbio de pesquisadores, que tem como objetivo a referenda das amostras enviadas, além da formação ou aperfeiçoamento do profissional na atividade para futuras ações similares. “Essas parcerias nos ajudam a cumprir os objetivos do projeto, que são conhecer a fundo a biodiversidade brasileira e a formação de recursos humanos”, pontuou Beirão.

O diretor ainda destacou que o evento está alinhado com a diretriz do CNPq que estabeleceu sistemáticas de avaliação criteriosas para os projetos mais ambiciosos no qual a instituição está envolvida. “Entendemos que integram este perfil aqueles com maior volume de investimento e que demandam um tempo maior para execução. Avaliando de um modo geral, a reunião foi muito bem sucedida”, finalizou.

Reflora- O Programa foi estruturado em duas linhas de ação. A primeira envolve o acesso às informações das amostras da flora brasileira no exterior e a digitalização dos dados e imagens com posterior autenticação, transferência e integração à base física do herbário digital a ser instalado no Jardim Botânico. A segunda linha de ação visa fomentar 24 projetos de pesquisa envolvendo pesquisadores de equipes brasileiras e estrangeiras com ênfase nas áreas de botânica e fitogeografia.

A disponibilização on line desse conhecimento pode colaborar para as estratégias de conservação e uso sustentável da biodiversidade brasileira, como também servirá para validação da identidade taxonômica dos espécimes analisados, capacitação e treinamento de recursos humanos na área de Taxonomia.

O Reflora está sendo financiado por instituições de fomento à pesquisa como o CNPq, a Capes e as fundações de amparo à pesquisa do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, contando ainda com apoio de empresas privadas, como Natura Cosméticos S.A. e Vale S.A., totalizando R$ 21,5 milhões.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário