quarta-feira, 19 de junho de 2013

Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil



Coordenado pelo Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da Universidade Federal do paraná (UFPR), pretende ser o principal ponto de referência nacional para informações sistemáticas sobre elites burocráticas e científicas, parlamentares e partidárias, judiciárias e intelectuais e elites profissionais e sociais do Brasil contemporâneo.

Inspirado no Observatorio de Instituciones Representativas de América Latina – OIR, da Universidade de Salamanca, e financiado em parte pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o observatório reúne, numa mesma base eletrônica de acesso livre, sumários de pesquisas, estudos históricos, análises prospectivas e sondagens qualitativas e quantitativas sobre as classes dirigentes brasileiras no período recente.

Podem ser consultados, sem qualquer custo, os instrumentos utilizados nas sondagens de vários grupos de pesquisas (questionários, planilhas, livros-código, fichas prosopográficas, roteiros de entrevistas), a produção científica resultante dessas sondagens, além de todas as bases de dados disponíveis. Um dos propósitos do observatório de elites é adensar essa área de estudos no Brasil através do compartilhamento de informações.

O observatório permite percorrer uma série de listas nominais de presidentes, governadores, ministros, parlamentares, secretários de estado, prefeitos, desembargadores e membros de tribunais superiores, além de líderes de associações de classe (empresários, sindicalistas, etc.) mais relevantes do Brasil. Estão disponíveis também para consulta a série de “textos para discussão” e, no futuro, o boletim do observatório.

A biblioteca virtual sobre grupos dirigentes do Brasil, que integra o observatório, reúne grande parte dos estudos sobre elites políticas e sociais brasileiras e uma lista de sites ordenados por assuntos que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos online. É possível baixar publicações (livros, artigos), papers, trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses), relatórios de pesquisas e consultar a lista de associações científicas, grupos e centros de pesquisa dedicados ao tema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário