terça-feira, 11 de junho de 2013

"Zero Hora" disponibiliza radiografia do Poder Legislativo do Brasil


O jornal Zero Hora elaborou um banco de dados online pelo qual é possível comparar e avaliar o grau de transparência, além de dados funcionais e financeiros das 26 assembleias dos estados brasileiros e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. 

Segundo o veículo, a "radiografia" do Poder Legislativo do país reúne cerca de 20 itens, como valor do orçamento, número de servidores ativos e inativos, cargos de confiança e concursados, gasto anual pessoal com diárias e publicidade, subsídios e benefícios, e verba de gabinete. Dados abertos e os principais rankings estão disponíveis ao público no site.

Na primeira reportagem gerada a partir do material, a investigação revelou em 19 de maio que poucos órgãos cumprem a Lei de Acesso à Informação. Para medir o grau de transparência de cada um deles, o Zero Hora utilizou critérios adotados por entidades como o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. 

Conforme a página online do jornal, estados com sites de cinco a seis itens positivos foram considerados transparentes (são os portais dos estados identificados com a cor verde). De três a quatro, semitransparentes (em amarelo). Com dois ou menos, opacos (em vermelho).

Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário