terça-feira, 23 de julho de 2013

Biblioteca IFLA


A Presidente da IFLA Ingrid Parent lançou hoje na Biblioteca IFLA (library.ifla.org), um repositório para o Congreso da IFLA que incuirá no futuro, outras publicações da IFLA:

"Esta melhoria da acessibilidade às publicações da IFLA, através da Biblioteca IFLA, trará benefícios reais aos participantes IFLA World Library Congress, para os membros da IFLA, biblioteca e profissionais da informação de todo o mundo. Felicito todos aqueles que trabalharam arduamente para implementar este projeto e estou ansiosa para as novas melhorias que estão por vir no próximo ano. "

Genevieve Clavel-Merrin, Presidente do Grupo de Trabalho do Repositório , do Conselho de Administração saudou o lançamento:

"Os membros do grupo de trabalho do projeto estão todos muito satisfeitos por ver que isso se tornou uma realidade. "The Library IFLA"  permite à IFLA  compartilhar, gerenciar e arquivar seus documentos, e estou ansiosa para vê-lo crescer e se desenvolver."

A "Biblioteca IFLA" é parte da iniciativa fundamental do Programa IFLA Conteúdo Digtal e é projetado para fornecer um repositório para coletar junto às próprias publicações da IFLA com a facilidade de localização, busca, visualização e preservação. 

Mais de 160 artigos já estão disponíveis, e mais serão adicionados antes da IFLA WLIC 2013, em Singapura, que ocorre 18-22 agosto de 2013.

De acordo com a Open Access da IFLA e Política de direitos autorais, autores de trabalhos aceitos para o Congresso atribuiram Commons Attribution 3.0 Unported Criativo (CC BY 3.0) para o seu trabalho. Esta licença permite a IFLA fazer cópias dos documentos disponíveis em seu repositório e permite a mais ampla disseminação e uso dos documentos.

Após o Congresso de 2013, slides de apresentação também serão disponibilizados desde que ue a permissão seja concedida pelo autor.

Todo o conteúdo será visível através do Google e Google Scholar e o desenvolvimento da plataforma Biblioteca IFLA vai continuar a aumentar a procura, navegação e outras facilidades para os usuários.

A Biblioteca IFLA está disponível na home page da IFLA e também está linkada a partir do programa WLIC de onde os participantes do Congresso podem pesquisar, ler, navegar e encontrar documentos para download.

via Sigrid Karin Weiss Dutra
Presidente da FEBAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário