quinta-feira, 11 de julho de 2013

Biblioteca Miguel de Cervantes inaugura site sobre Machado de Assis

Objetivo é divulgar o autor brasileiro entre os leitores hispânicos, diz diretor. Estudo da obra machadiana cresce de modo impressionante, afirmou.

Da EFE | G1


Biblioteca Miguel de Cervantes inaugura site sobre Machado de Assis (Foto: Reprodução)

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes inaugurou nesta quinta-feira (11) um site dedicado ao escritor Machado de Assis (1839-1908), um dos grandes mestres do realismo e o primeiro grande contista latino-americano.

Nascido no Rio de Janeiro, Machado de Assis, que escreveu romances, contos, teatro, poesia e crítica, é considerado "um dos melhores escritores do século XIX e o melhor da América Latina", segundo a acadêmica, diretora de cinema e intelectual americana Susan Sontag.
Diretor do site e professor da Universidade de Valência, Francisco José López Alfonso descreve Machado de Assis como "um dos grandes professores do realismo arcaico" e, "talvez, o primeiro grande contista latino-americano".

Ele também destaca que o número de estudos sobre sua obra "continua crescendo de maneira impressionante" não somente no Brasil, mas também no mundo anglo-saxão.
"Tomara que o site sirva para que aqueles leitores, principalmente os hispânicos, que ainda não conhecem a obra de Machado de Assis desfrutem desse prazer", afirmou López Alfonso na apresentação do site sobre o escritor.

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes foi criada em 1999 por iniciativa da Universidade de Alicante, do Banco Santander e da Fundação Botín. Em 2001 foi constituída a Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes que, desde então, trabalha para transformar seu grande acervo digital em uma referência da literatura hispânica na internet.



Machado de Assis Obra Completa


Machado de Assis 2008


UFSC disponibiliza obra completa de Machado de Assis na internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário