quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada



O que é a informação? Neste trabalho ambicioso e acessível, o jornalista James Gleick traça uma ampla história desse fenômeno, com seus infinitos desdobramentos e peculiaridades. Partindo da comunicação por tambores na África, ele passa pela criação dos alfabetos e dos dicionários, por invenções como o telégrafo e o telefone e pelos primeiros computadores, até desembocar na chamada Teoria da Informação e em estudos recentes de genética e na já onipresente Wikipedia.

A informação não é um livro apenas sobre ideias, mas também sobre pessoas. Ao condensar séculos de estudos e análises a respeito do tema, Gleick vai falar daqueles que estiveram na linha de frente dessa revolução científica. Claude Shannon, Bertrand Russell, Alan Turing, Kurt Gödel e Richard Dawkins - cujo conceito de meme foi apropriado pelas novas gerações - são alguns dos personagens que aparecem, às vezes em confronto direto, nestas páginas. 

Num mundo afogado pela informação, Gleick realiza o duplo trabalho de arqueólogo e pensador. Seguindo fios soltos e pistas, alguns lançados milênios atrás, ele conecta ideias e expande horizontes, traçando relações às vezes tão evidentes quanto fugidias. Um estudo fundamental para uma era cada vez mais conectada e cada vez mais distante de si.


“Gleick faz o que só os melhores escritores de ciência são capazes: pegar um assunto sobre o qual temos um conhecimento mínimo e colocá-lo no centro do universo.” 
- Time

“A informação não é apenas a história natural de uma ideia poderosa, é um livro que incorpora e transmite essa ideia, é um vetor para seus memes… e uma caixa de ferramentas para se desmontar e investigar o mundo.” 
- Cory Doctorow



Título: A Informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada
Autor: James Gleick
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 528
ISBN: 9788535922660
Preço: R$ 59,50

Leia um trecho


+

Em novo livro, James Gleick faz arqueologia da era da informação a partir do advento do bit

Bit a bit: Autor de importantes livros sobre ciência mostra que tudo - eu, você e o universo - é formado por informação




Nenhum comentário:

Postar um comentário