sábado, 24 de agosto de 2013

Entre o físico e o virtual


No Estúdio CH desta semana, o economista Fabio de Silos Sá Earp, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comenta a situação atual dos livros digitais, os ‘e-books’, e explica a discrepância de preços entre eles e os livros convencionais.

Ciência Hoje
Imagem: Internet

Em entrevista a Fred Furtado, Earp explica que os dispositivos eletrônicos para ler e-book se difundiram muito rapidamente nos últimos anos, causando uma revolução na leitura das versões digitais dos livros. Embora ainda sejam caros, esses aparelhos devem diminuir de preço, como aconteceu com os telefones celulares.

Segundo o economista, o impacto disso pode ser visto nos Estados Unidos, onde, em 2012, 50% dos livros de ficção vendidos eram e-books. Na área de não ficção, os livros digitais respondem por 25% das vendas e, na de obras ilustradas, apenas 10%. Earp explica que livros técnicos e de fotos, por exemplo, ainda são preferidos em papel devido às ilustrações ou à necessidade de releitura.

Earp, que é coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia do Entretenimento, revela que como os e-books só têm o custo editorial – não há gastos com gráfica, velocidade de pagamento etc. – poderiam custar a metade do preço. Mas, a seu ver, isso não vai acontecer no Brasil, porque os editores veem riscos na novidade, como não conseguir vender mais livros em papel.

O economista fala ainda de como preços baixos podem estimular a venda de e-books e do fenômeno da autopublicação.


Clique aqui para baixar a entrevista completa.

Tamanho: 7.0 MB
Tipo de arquivo: MPEG-1 Audio Layer 3 (audio/mpeg)
Bit rate: 64 Kbps
Frequência 44 Khz

Duração da faixa: 15:18 (mm:ss)

Nenhum comentário:

Postar um comentário