quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Unitau amplia acervo bibliográfico on-line

Atualmente, as teses de mestrado e doutorado já são disponibilizadas de forma on-line

Diário de Taubaté

Para ampliar o acesso de estudantes, professores e comunidade em geral aos conteúdos produzidos na Instituição e divulgar a produção acadêmica, a Unitau irá disponibilizar, de maneira on-line, um banco de dados com os Trabalhos de Graduação (TG) e as monografias dos cursos de pós-graduação lato sensu (MBAs e especializações).

A proposta é, a partir de novembro, disponibilizar, na Biblioteca Digital, os trabalhos confeccionados por alunos de graduação e de pós-graduação como atividade obrigatória para o término do curso. Atualmente, os conteúdos estão disponíveis apenas, majoritariamente, na forma impressa, nas diferentes bibliotecas da Universidade.

O objetivo é digitalizar os trabalhos e disponibilizá-los para consulta em uma plataforma única. “Queremos reunir as monografias e Trabalhos de Graduação em um único espaço, uma base de dados da produção acadêmica, para que o público possa ter acesso de maneira simples e eficiente”, disse a Profa. Márcia Maria de Moura Ribeiro, responsável pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Unitau.

Atualmente, as teses de mestrado e doutorado já são disponibilizadas de forma on-line, por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Biblioteca da Unitau é parabenizada por conselho regional
O Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), por meio de ofício à Unitau, parabenizou o sistema de bibliotecas da Instituição, pelos serviços oferecidos aos alunos e funcionários, pela organização e gerenciamento do acervo e pela presença de profissionais especializados nos setores.

A Unitau possui 15 bibliotecas, sendo uma com obras raras, composta por livros e revistas anteriores a 1930, e um acervo que contém mais de 200 mil materiais, entre eles livros e periódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário