sábado, 19 de outubro de 2013

Cinco sites imperdíveis sobre meio ambiente

A Revista Nova Escola selecionou cinco sites muito bacanas sobre meio ambiente e sustentabilidade que podem ser ótimos locais de pesquisa e fontes de ideias para atividades de sala de aula.  

Edukatu (edukatu.org.br/)

O QUE TEM conteúdo sobre consumo consciente. O site reúne vídeos, games, atividades e relatos de projetos ligados à sustentabilidade desenvolvidos por escolas.

É BACANA PORQUE você encontra informações variadas sobre o tema e o site também tem um espaço chamado “Rede” para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade em escolas de Ensino Fundamental de todo o país. Destaque para as animações da seção “De onde vem para onde vai” que explicam o processo de produção, os impactos ambientais e as alternativas sustentáveis para o uso de objetos do nosso dia a dia, como a sacola plástica e os celulares.


Povos Indígenas no Brasil Mirim (pibmirim.socioambiental.org/)

O QUE TEM informações, curiosidades, vídeos e fotos sobre os povos indígenas no Brasil, desde antes da chegada dos portugueses até os dias de hoje.

É BACANA PORQUE o site traz conteúdos confiáveis em linguagem didática voltada para o público infantil. Pode servir como fonte de pesquisa para os professores que desejam trabalhar esse conteúdo com sua turma. Os jogos educativos e vídeos também podem servir como materiais para as atividades de sala de aula.

WWF (wwf.org.br/)

O QUE TEM respostas para dúvidas sobre temas como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e unidades de conservação, por exemplo.

É BACANA PORQUE a seção “Nosso mundo“ explica de forma didática temas ambientais mais discutidos no momento. Destaque para a seção “Pegada ecológica” que apresenta o conceito de que nosso modo de vida e hábitos de consumo deixam “rastros” e impactam de alguma maneira o meio ambiente. Além de explicar com mais detalhes essa ideia, o site oferece um teste para medir nossas pegadas.

Educação Ambiental – SOS Mata Atlântica (sosma.org.br/blog-categorias/educacao-ambiental/)

O QUE TEM muitas notícias, dados e mapas sobre a degradação do bioma e informações sobre projetos de preservação.

É BACANA PORQUE lá você encontra um blog sobre educação ambiental com  relatos da equipe da organização SOS Mata Atlântica sobre atividades e projetos de sustentabilidade desenvolvidos com escolas.

Planeta Sustentável (planetasustentavel.com.br)

O QUE TEM reportagens, vídeos e testes sobre meio ambiente e sustentabilidade de 38 publicações.

É BACANA PORQUE na seção Manual de etiqueta para um Planeta Sustentável, você pode baixar gratuitamente uma cartilha – ou o aplicativo para o celular – com várias dicas de hábitos e soluções criativas para diminuir nosso impacto sobre o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário