terça-feira, 1 de outubro de 2013

Embrapa orienta sobre acesso a publicações na 50ª Expofeira Agropecuária


No estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá, o visitante recebe orientações de como acessar a Base de Dados em Pesquisa Agropecuária (BDPA), disponível no link http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br. Esta é a fonte de organização das publicações da Embrapa, uma base para consulta contendo as listas dos acervos das bibliotecas de todos os centros de pesquisa da Empresa. A forma de acesso e uso é simples: o usuário tem à disposição um buscador onde pode digitar o assunto do seu interesse e selecionar o centro de pesquisa. “De imediato, tem à sua disposição, para consulta, títulos de publicações, autores, número de páginas, resumo do conteúdo e outras informações bibliográficas”, acrescenta a bibliotecária da Embrapa Amapá, Adelina Belém.

A 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá acontece de 27 de setembro a 6 de outubro, no Parque de Exposições “Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva”, distrito de Fazendinha, em Macapá (AP). Desde 2011, a Embrapa disponibiliza o acesso aberto e gratuito às publicações técnico-científicas a qualquer pessoa interessada nos temas de pesquisa, desenvolvimento e inovação gerados pelos centros de pesquisa da Empresa. Por meio dos repositórios digitais Infoteca-e, Alice e Sabiia, abrigados na BDPA, diversos livros, artigos de periódicos, monografias, teses, cartilhas, relatórios técnicos, folderes e folhetos podem ser baixados na íntegra.

Repositórios – No Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) as publicações são de conteúdo técnico e todas produzidas pelos centros de pesquisa da Embrapa, como Séries Embrapa, cartilhas, livros, programas de rádio (Prosa Rural) e de TV (Dia de Campo na TV), com linguagem adaptada a diversos públicos como produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais. Além disso, a Infoteca-e oferece a lista completa dos centros de pesquisa da Embrapa, a quantidade de documentos disponíveis em coleções de cada uma delas, com as respectivas autorias, datas de envio e arquivos para download.

O repositório Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa) é onde o usuário encontra informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações e notas técnicas. Outro repositório à disposição da população em geral é o Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura, o primeiro provedor de serviços na área de agricultura no mundo. Esta ferramenta é utilizada para busca de conteúdos resultantes da pesquisa científica em agricultura e áreas afins, abrangendo inclusive publicações de outras instituições de pesquisa nacional e internacional. “O Sabiia, na prática, é como um "funil virtual" que busca, coleta e centraliza dados de outros provedores (repositórios institucionais e temáticos, e periódicos científicos) de acesso aberto”, explica a bibliotecária da Embrapa Amapá, Adelina Belém.

Os repositórios digitais e a BDPA são gerenciados pelo Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília) e pelo Laboratório de Software Livre da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

Serviço

Acesso fácil e gratuito às publicações técnico-científicas você encontra nos repositórios digitais da Embrapa: Infoteca-e, Alice e Sabiia. Um vasto acervo de livros, artigos de periódicos, monografias, teses, cartilhas, relatórios técnicos, folderes e folhetos que podem ser baixados pelo link http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br

Amazônia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário