quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Voz da Rússia prepara novo projeto multimídia dedicado à Primeira Guerra Mundial


A emissora Voz da Rússia está criando um museu virtual de Primeira Guerra Mundial em vista do 100º aniversário de um dos maiores conflitos armados na história da Humanidade. Os materiais únicos dos acervos, aliados às modernas ferramentas digitais e ao portal em quatro línguas - russo, inglês, francês e alemão – ajudarão a reproduzir em plena escala o quadro dos eventos dramáticos ocorridos em 1914-18.

A primeira fase do projeto deverá ser lançada em dezembro de 2013, enquanto o projeto inteiro será concluído até o verão de 2014. No processo de criação do museu, a Voz da Rússia está colaborando com o Ministério da Cultura, a Sociedade Histórico-Militar, a Agência Federal de Relações com Países da CEI e numerosos parceiros estrangeiros.

“É um projeto único do gênero, anunciou o presidente da companhia Voz da Rússia, Andrei Bystritsky. – Em termos técnicos, também não tem precedentes por termos recolhido materiais sobre os acontecimentos de há 100 anos em todos os formatos existentes na multimídia. Em termos de conteúdo, sabe-se que, por fatores de vária índole, a história desta guerra tinha certas lacunas para muitos russos, tendo sido inacessíveis muitas informações para o público estrangeiro”.

A exposição digital integra mapas interativos das principais batalhas, documentos militares importantes, informações prestadas por testemunhas oculares, documentários, desenhos, cartazes, canções, biografias de seus heróis esquecidos na Rússia e desconhecidos no exterior. Pela primeira vez, uma parte considerável dos materiais estará em acesso aberto.
No site do museu virtual está-se criando biblioteca, contendo livros sobre a Primeira Guerra Mundial, memórias e obras literárias sobre esta temática. Será igualmente aberto um Cinema Virtual no qual serão exibidos antigos documentários e filmes dedicados a esta guerra.

Em formato de vídeo e áudio podcasting, os ilustres historiadores russos e estrangeiros levarão ao conhecimento do público os eventos-chave da guerra, refletindo sobre seus resultados e repercussões, entre os quais o advento do fascismo na Alemanha e a formação de premissas para muitos conflitos contemporâneos nos países asiáticos e africanos.
O museu terá registro de usuários na Facebook e no serviço de microblogues Twitter em quatro idiomas.

A Voz da Rússia se comprometeu a popularizar este projeto de elevado impacto social, colaborando com os meios de comunicação social estrangeiros. Entre estes, se destaca a União Europeia de Radiodifusão, a maior entidade mundial a incorporar companhias de rádio de vários países.

Fonte: Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário