sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Biblioteca Digital Americana ganha força



Conferência celebra forte crescimento inicial e traça planos para o futuro

Para 6 meses de idade, a Digital Public Library of America (DPLA) já cresceu bastante: de um período inicial de 2,4 milhões de itens disponíveis em abril, para mais de 5 milhões atualmente.

A fama veio rápido demais, "mesmo em nossa infância", disse o Diretor Executivo da DPLA, Dan Cohen, este portal on-line gratuito da cultura americana em menos de três semanas de idade, foi nomea-da um dos 50 melhores sites do ano pela revista Time.

A DPLA é uma enorme biblioteca pública gratuita, sob um teto digital. Com apenas alguns cliques, os usuários podem acessar milhões de links para livros on-line, fotografias, filmes e outros artefatos culturais de instituições colaboradoras, incluindo coleções digitais das Bibliotecas da Harvard .

Bibliotecas e museus contribuem com links para materiais digitalizados e seus "metadados" para agregadores regionais, chamados de service hubs. Doze destes contribuintes, cada um com 250 mil ou mais itens, são os centros de conteúdo que fornecem diretamente para a DPLA os metadados.

Os parceiros iniciais já haviam fazendo o trabalho de colheita de dados  digitais para o futuro das bibliotecas. Os participantes incluem a Biblioteca do Congresso , Biblioteca Digital HathiTrust e Internet Archive .

Na semana passada, em uma reunião de dois dias com 700 bibliotecários de todo os Estados Unidos e alguns da Europa se reuniram em Boston para ver as novidades, e traçar planos para o futuro da DPLA. 

Uma ótima notícia, foi a doação de quase um milhão dólares da Fundação Bill e Melinda Gates para formação digital de bibliotecários locais. (Cerca de 1.700 bibliotecas locais estão conectadas à DPLA até o momento). Outra novidade, foi a adição de funcionalidades, incluindo o StackLife , uma ferramenta de navegação digital desenvolvida na Universidade de Harvard, que permite ao usuário ver de relance a popularidade de um determinado livro.

Robert Darnton  disse que "Uma das principais missões do DPLA é dar voz às comunidades, fazer com que se sintam parceiros plenos. Temos um longo caminho a percorrer, pois a DPLA pertece a todos". 


com informações da Harvard Gazette





Nenhum comentário:

Postar um comentário