segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Organize a sua biblioteca de arquivos

Conheça cinco sites e aplicativos para você ter a sua estante documentada online

por Ramon Vitral | Galileu


Poucos sites, posts e tumblrs são tão compartilhados quanto aqueles destinados à reprodução de estantes repletas de livros - ou games, filmes e quadrinhos. Os dilemas de distribuição por formatos, gêneros, autor ou qualquer outro critério utilizado para a organização de uma estante serão muito mais pessoais no mundo físico. Mas se a ideia é ter um registro virtual de toda sua coleção, há ótimas possibilidades de sites e aplicativos destinados a pessoas obcecadas por registrar suas posses. 

O GoodReads, por exemplo, permite que você registre todas as suas leituras e troque avaliações sobre cada obra lida. Com mais de 8,5 milhões de membros, o site tem registrados mais de 300 milhões de livros e o cadastro é grátis. 

Além de livros, o Libib também permite o cadastro de games, filmes e quadrinhos. O site deixa que você faça o upload das capas da sua coleção caso as obras não estejam cadastradas. Mas antes você pode tentar buscar pelo número do ISBN (o sistema internacional de identificação de livros segundo autor, país e editora). 

Já o Shelves permite que você administre sua coleção pelo celular. O aplicativo funciona para quem possui uma estante com livros importados e permite que você liste suas leituras escaneando o código de barras de cada obra. 

O Library Thing se auto-intitula o maior clube de leitura do mundo. Mais semelhante ao Good Reads, ele também permite troca de opiniões e avaliações de obras. Sua maior vantagem é estar disponível em português. No entanto, a partir de 200 livros é necessário pagar US$ 10 por ano para registro ilimitado de obras. Ou então, se optar por pagar US$ 25, a catalogação será ilimitada enquanto a pessoa quiser fazer uso do site. 

Um dos mais interativos e com melhor design, o Delicious Library é exclusivo para Mac e iOS. Reúne e disponibiliza uma imensa quantidade de dados sobre a sua coleção, como número de páginas e o valor estimados da sua biblioteca. Além de possuir alguns extras divertidos: sempre que uma obra do universo de Star Wars é adicionada, o aplicativo exclama a clássica fala de Darth Vader: “Eu sou o seu pai!”. Quando é incluído um livro ou filme da série Harry Potter, é sussurrado o nome do vilão da saga, Voldemort.

Nenhum comentário:

Postar um comentário