terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Acervo Digital de Jornais Brasileiros


Muitas vezes, existe a necessidade de pesquisar para a realização de um trabalho. E podemos achar muitas informações nos jornais velhos. Analisar notícias, fatos e opiniões; comparar trabalhos de publicidade; resgatar antigas tendências e estilos; encontrar ilustrações e fotos bacanas; procurar tipos de diagramação.

Só que jornais são difíceis de guardar e colecionar. E a digitalização de jornais nos dá maior chance de guardar e proteger o material jornalístico, além de permitir a visualização das publicações. Pelo Google, temos acesso a muitos acervos de jornais de todo o mundo. Agora, vamos observar a situação dos acervos digitais de jornais brasileiros.

A maioria dos jornais de grande circulação contém uma edição digital além da impressa. Alguns restringem para assinantes, outros permitem a visualização gratuita dias após da circulação do impresso ou é totalmente livre. Para encontrar edições recentes (máximo um ou dois anos) é mais fácil. Conseguimos numa simples busca ou direto na página inicial. Já as edições mais antigas, precisamos contar com o acervo digital, que nem todos os jornais possuem (completo então, pior ainda). Abaixo, dicas de jornais que possuem bons acervos digitais disponíveis em sites ou sistema de buscas.

O Povo, de Fortaleza/CE

Com uma página exclusiva para o acervo, porém é disponível visualizar e baixar apenas as capas antigas, não o jornal inteiro. Ele se destaca pelo grande número de imagens antigas: fotos, publicidades, comparações de locais com fotos velhas e atuais, entrevistas. Além de reportagens especiais da redação sobre fatos históricos e outras curiosidades encontradas no acervo.

Folha de São Paulo, São Paulo

Acervo dos jornais Folha de São Paulo; e Folha da Manhã e Folha da Noite, que deram origem a atual Folha. Está temporariamente disponível (aproveitem antes que acabe o período gratuito, mas não há informações sobre o prazo). Não é possível baixar as páginas visualizadas,  mas o acervo é dos mais completos e  de fácil busca (por data completa, década, ano, mês).

 O Estado de São Paulo (Estadão), São Paulo

Para visualizar páginas ampliadas, é preciso ser assinante do jornal, ou se cadastrar como não assinante para poder visualizar até 20 páginas ampliadas por um período de 30 dias. Fora esse quesito, desfrutem de um grande acervo (com publicações desde 1875), reportagens especiais de fatos históricos, banco de imagens. Alem de curiosidades; como propagandas antigas, biografias de personalidades, acesso a  algumas páginas censuradas de edições da época do governo Militar, e até conversor de valores (saiba quanto custaria hoje um fusca relançado pelo presidente Itamar Franco).

Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (jornal atualmente 100% digital)

Impresso de 1891 a 2010 no Rio de Janeiro, inovou ao se inserir no mundo da internet. Em 1995, o primeiro jornal a lançar seu conteúdo na internet. Em 2008, fez uma parceria com o Google para digitalizar e dar acesso às edições da década de 1930 até 1999 (hoje, desde 1891, com falta das primeiras publicações; até 2010). Em 2010, o jornal parou de ser impresso, e passou a ser apenas online.  Para olhar seu acervo, basta buscar no Google. Sem pagar, sem assinar, e com boa visualização. Não é possível baixar ou imprimir.

O Globo, Rio de Janeiro

Há  pouco tempo deixou de ter acesso gratuito (agora  acesso total é só para assinantes Globo). Grande acervo (que conseguir ver no período de livre acesso – não sou assinante, oh), com digitalização de edições e matérias especiais pesquisadas. Mas vale a pena procurar o site para ver reportagens especiais e o banco de imagens com ótimas fotografias.

por Daniela Simões | Design & Chimarrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário