segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

National Geographic adiciona centenas de mapas antigos ao Google Maps


Base pública de dados será gratuita para consulta. Por enquanto, é possível conferir dois exemplos

Por Nilton Kleina | Tecmundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Maps)

A Google inaugurou o mais novo projeto da empresa da melhor forma possível. O novo Google Maps Engine, que permite que parceiros usem a base de dados e localização para distribuir outros conteúdos relacionados, estreia com a adição de mais de 500 mapas antigos de várias partes do mundo, graças a um esforço da National Geographic.

O sistema sobrepõe mapas antigos aos "atuais" e mostra nomes de cidades, rotas e divisas que podem ter mudado nos últimos séculos. Como são páginas de publicações, várias informações adicionais sobre os locais são encontradas ao lado dos mapas em si.

Segundo o diretor da National Geographic Maps, o projeto é uma forma de compartilhar a coleção da instituição com qualquer pessoa e "contar histórias" sobre todas as partes do mundo. Essa consulta será gratuita, mas versões impressas em alta resolução das páginas serão vendidas separadamente.

As camadas de mapas adicionadas pela National Geographic serão adicionadas em breve no serviço Google Maps Engine, mas você pode navegar pela Inglaterra medieval e pela República Dominicana da época das Grandes Navegações na postagem oficial da empresa sobre o tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário