quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Noruega decide digitalizar todos os livros noruegueses



Alexis C. Madrigal | The Atlantic 

Tradução livre
Imagem: Internet

A Biblioteca Nacional da Noruega planeja digitalizar todos os livros até meados da década de 2020.

Sim.Todos.Os. Livros. Em norueguês, pelo menos. Centenas de milhares deles. Todos os livros da biblioteca.

Por lei, "todos os conteúdos publicados, em todas as mídias, [devem] ser depositados na Biblioteca Nacional da Noruega", então, quando a biblioteca terminar a digitalização, todo o registro da linguagem de um povo e da literatura será legível nas máquinas.

Se acontecer de você estar na Noruega, identificado via endereço de IP, você será capaz de acessar todas as obras do século 20, mesmo aqueles que ainda estão sob direitos autorais. Obras sem direitos autorais de todos os períodos estarão disponíveis para download.

Nos Estados Unidos, existe uma grande batalha para disponibilizar uma pequena percentagem de obras em língua inglesa aos cidadãos do país, são esforços de grupos como a Digital Public Library of America , Hathi Trust e (ouso dizer) o Google .

O que significa que os EUA não estão prontos para o Apocalipse. Mas os noruegueses sim, eles são um povo que se preparam para o futuro em profundidade. 

Imagine arqueólogos digitais pesquisando através dos restos da civilização do início do século 21. Eles olham em volta, encontram alguns pedaços do Buzzfeed e do The Atlantic, talvez algumas Enciclopédias Britannicas, e em seguida: um conjunto completo da literatura norueguesa.

De repente, os noruegueses se tornam para o século 27, o que os gregos foram para o Renascimento. As crianças das colônias espaciais terão nomes como Henrik, Amalie e Sigrid. A capital do nosso novo planeta será batizada de Oslo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário