segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Site colaborativo reúne livros e filmes que causam empatia

“Segredos e Mentiras”, filme que gera mais empatia, segundo o site 

A Empathy Library permite que os usuários escrevam sobre obras que os fizeram se identificar com outras pessoas

Edson Caldas | Galileu 

Comédia, aventura, ação, terror e romance. Categorizar filmes não é nenhuma novidade. No entanto, o que o pensador e escritor Roman Krznaric criou vai muito além disso: ele fugiu das divisões tradicionais e decidiu reunir obras que tenham em comum o sentimento de empatia.

O site Empathy Library, elaborado por Krznaric, serve como um banco de dados colaborativo sobre livros e conteúdo audiovisual que fazem com que os leitores ou espectadores se identifiquem com a realidade dos personagens. Os usuários que se cadastram na página podem avaliar as obras com uma nota e escreverem sobre elas.

A biblioteca é baseada na ideia de que a empatia pode transformar vidas e sociedades. Ela oferece sugestões de grupos de leitura, cinema e projetos de empatia em escolas, comunidades e locais de trabalho.

A página ainda conta com um ranking com as dez obras que mais geram empatia, segundo a opinião dos usuários. Segredos e Mentiras, filme britânico de 1996, dirigido por Mike Leigh, aparece no topo da lista de longas. Já Wonder, de R.J. Palacio, é o primeiro lugar no ranking de livros. A obra gira em torno de um garoto na quinta série que sofre da rara síndrome de Treacher Collins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário