quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ventosas nas nádegas e outras curas ancestrais

Biblioteca de medicina expõe arte de caricaturistas que se inspiraram nas terapias que curavam centenas de doenças ao longo da história.

Da BBC | G1

Recentemente, a Wellcome Library, a maior biblioteca da história médica do mundo, sediada em Londres, colocou à disposição do público mais de 100 mil imagens, desde manuscritos ancentrais a trabalhos de artistas como Goya (1746-1828) e Van Gogh (1853-1890).

Na imensa coletânea, destaca-se uma extensa seleção de gravações satíricas que ilustra a precariedade do serviço sanitário nos finais do século 18 e nos princípios do 19.
O diretor da Wellcome Simon Chaplin afirmou que a coleção 'equivale a um registro visual de séculos da cultura humana e nossa intenção de entender o corpo, a mente e a saúde por meio da arte e da observação.'

A gravura acima, de James Gillray, publicada em 1799, retrata um homem obeso com gota e consumindo álcool junto com dois amigos. Na ilustração, o homem está mergulhando suas pernas em um ponche, junto a uma mulher que sofre de cálculo renal e outro homem com tosse. A probabilidade de que esse tratamento ajudasse a melhorar a condição dos doentes é mínima (Foto: Wellcome Library)

A gota é conhecida como uma das doenças mais dolorosas. Nesta ilustração de HW Bunbury (1785), o diabo está ocupado com o pé de um oficial aposentado da Marinha. Mas o seu nariz vermelho e o vinho à mesa sugerem que a causa de seu mal é menos prosaica (Foto: Wellcome Library)

Nenhum comentário:

Postar um comentário