sexta-feira, 21 de março de 2014

Microsoft e Google estão ajudando os EUA a detectar mudanças climáticas

Fornecendo mais de 50 milhões de horas de rastreamento de nuvens, Google Earth pode ser uma importante ferramenta para os cientistas norte-americanos

Por Maximilian Rox | Tecmundo

O governo dos Estados Unidos anunciou que receberá o apoio de diversas empresas para desenvolver um extenso banco de dados sobre as mudanças climáticas no país, facilitando o acesso e o controle sobre o clima para o público e os cientistas. Microsoft e Google são apenas algumas das companhias que incentivarão a Iniciativa de Dados de Clima, fornecendo equipamentos avançados e uma grande quantia de leituras de satélite.

Todas as informações coletadas serão disponibilizadas para o portal climático do Data.gov, sendo inicialmente gerenciada pela NASA, a agência espacial estadunidense. O Google fará sua parte no projeto providenciando mais de 50 milhões de horas de movimentações climáticas computadas em alta definição pelo Google Earth, enquanto a Microsoft disponibilizará aos cientistas recursos computacionais e equipamentos de última geração para processar toda a grande massa de dados fornecida pelos satélites.

A proposta, segundo os representantes da Casa Branca, também visa criar ferramentas fáceis para a população se preparar para as mudanças climáticas do futuro. Embora a ideia seja exclusiva para o monitoramento do território dos Estados Unidos, algumas empresas parceiras do projeto estão desenvolvendo interessantes aplicativos para acompanhar os dados sobre o clima futuro – e quem sabe a ideia não se desenvolva por aqui também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário