sexta-feira, 11 de abril de 2014
Atlas Brasil 2013 ganha dois novos idiomas: inglês e espanhol
O site do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 avança em uma etapa importante da promoção do livre acesso à informação. Inteiramente traduzido para o inglês e o espanhol, a ferramenta – que ficou conhecida por trazer o novo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – poderá agora também ser utilizada por usuários não lusófonos.
O site Atlas Brasil 2013 é uma plataforma online gratuita de acesso a indicadores sobre o desenvolvimento humano em 5.565 municípios. Desde seu lançamento, em julho de 2013, o site tem se mostrado instrumento indispensável para gestores públicos, pesquisadores e a sociedade em geral.
“Esta é uma ferramenta verdadeiramente democrática. Já temos algumas evidências de que gestores públicos, formuladores de políticas e cidadãos estão usando a plataforma e seus dados para discutir as prioridades do desenvolvimento local”, disse o representante residente do PNUD no Brasil e coordenador do Sistema ONU no país, Jorge Chediek.
“Além de uma cobertura extensiva da mídia sobre o IDHM e demais indicadores presentes na plataforma, só nos cinco primeiros meses depois do lançamento do site, já tínhamos registrado mais de 5 milhões de acessos”, completou.
Um dos objetivos do site multilíngue é estimular outros países a adotarem iniciativas semelhantes, capazes de oferecer dados robustos sobre os países e, ao mesmo tempo, de proporcionar a todos o acesso a informações relevantes, claras e em linguagem amigável.
IDHM de regiões metropolitanas
O IDHM do Brasil cresceu 47,5% de 1991 a 2010 e hoje 74% dos municípios brasileiros têm médio e alto desenvolvimento humano. No entanto, esses números escondem desigualdades dentro de um mesmo município, entre seus bairros.
Com o intuito de conhecer melhor a realidade e as desigualdades das regiões metropolitanas brasileiras, está previsto para o final deste semestre o lançamento do IDHM de bairros de 16 regiões metropolitanas, dentre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, Manaus, Goiânia, Vitória, Cuiabá, São Luís e Natal.
Sobre o Atlas Brasil 2013
Desde que foi lançado, em julho do ano passado, o Atlas Brasil 2013 tornou-se uma das principais referências nacionais de acesso a dados socioeconômicos do Brasil, com grande destaque para o IDHM e suas dimensões: IDHM Longevidade, IDHM Educação, IDHM Renda.
O principal objetivo do Atlas Brasil 2013 é o de democratizar o acesso a informações sobre o desenvolvimento humano para todos os cidadãos.
Outra grande contribuição da plataforma é na ajuda aos governos federal, estaduais e municipais para a criação e adaptação de políticas públicas focadas nos principais desafios de cada município.
O Atlas Brasil 2013 foi elaborado por meio de oficinas e processos de consulta com mais de 40 especialistas de diferentes correntes do pensamento político e acadêmico.
Com o site Atlas Brasil 2013, é possível traduzir uma vasta gama de dados em números que mostram a realidade do desenvolvimento humano no Brasil, desde suas grandes metrópoles, até as menores unidades da federação.
Apesar de ter sua metodologia baseada no cálculo do IDH Global – publicado anualmente pela sede do PNUD em Nova York –, a comparação entre IDH e IDHM não é possível, já que IDHM é uma adaptação metodológica do IDH para o âmbito municipal, utilizando outra base de dados: no caso do Brasil, os Censos do IBGE.
Ambos agregam as dimensões longevidade, educação e renda, mas com diferentes indicadores e base de dados para o tratamento destas dimensões.
Fruto de uma parceria entre PNUD, Ipea e Fundação João Pinheiro, o Atlas teve seu processo de construção iniciado em junho de 2012.
Seu lançamento marcou a ampla disseminação dos retratos municipais por meio da plataforma online.
Fonte: ONU
via A Crítica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário