sábado, 5 de abril de 2014

Documentos de Snowden acessíveis on-line


Jonathan Ernst, Reuters
via RTP | Portugal

Uma organização norte-americana de direitos civis, a ACLU, lançou um site especializado na divulgação dos documentos secretos que Edward Snowden começou, desde junho do ano passado, a tornar públicos, nomeadamente através do diário britânico Guardian. A ACLU justifica a iniciativa sublinhando que, "na realidade, os documentos desta base de dados na sua maioria nunca deviam ter sido secretos".

A ACLU (União Americana das Liberdades Civis) fixou-se o ambicioso objetivo de tornar acessíveis na net todos os documentos publicados por Edward Snowden. Para já, o que existe na base de dados são pouco mais de duas centenas de arquivos PDF, que recuam no tempo até ao ano de 1986 e que têm como tema predominante o de actividades ilegais de serviços secretos norte-americanos, como a NSA.

Apesar do começo modesto, com documentos muito selecionados e em número restrito, a base de dados da ACLU revela os seus desígnios relativamente ambiciosos, desde logo pela variedade de meios de busca que são colocados à disposição do utilizador: por palavras-chave no texto ou no título, por tema, pela origem do documento procurado (se vem do Congresso dos EUA, se vem do tribunal especializado na fiscalização dos serviços secretos, designado por FISA, ou de outra instância).

Nenhum comentário:

Postar um comentário