segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Biblioteca da UFU empresta tablets e leitores eletrônicos a alunos

por Leonardo Leal  | Correio de Uberlândia
  
Dentro do processo de atualização das bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), novas plataformas de leitura passaram a ser disponibilizados para empréstimos aos alunos, funcionários e professores. A comunidade acadêmica passou a ter, desde a semana passada, acesso a 50 tablets e 150 leitores eletrônicos (e-readers). Ela já contava com 100 netbooks para empréstimo desde o ano passado.

Gizele Couto mostra tablets e leitor eletrônico que estão disponíveis para alunos (Foto: Leonardo Leal)

De acordo com a assessora de informatização da UFU, Gizele Cristine Nunes do Couto, o sistema de bibliotecas (Sisbi/UFU) vai disponibilizar cerca de 730 títulos nas áreas de ciências exatas em formato digital até a próxima semana, que poderão ser acessados com os novos equipamentos. “Os alunos passaram a conviver com ferramentas tecnológicas no dia a dia e as bibliotecas da UFU têm cumprido o seu papel de oferecer mais produtos e serviços”.

Além da leitura, os tablets poderão ser usados em disciplinas dos cursos de Engenharias e Ciências da Computação, segundo a assessora. Os equipamentos podem ser emprestados por uma semana e, caso não haja reserva, podem ser renovados por duas vezes “A procura foi grande e todos os tablets foram emprestados no segundo dia.” A assessora lembrou que uma checagem é feita no empréstimo e devolução dos equipamentos.

Ela disse que o benefício com o livro digital é que ele pode ser acessado por todos os equipamentos enquanto que com o livro impresso a disponibilidade se reduz à quantidade existente no acervo da biblioteca. “Eles serão mais uma opção para os alunos, já que por exigência do Ministério da Educação devemos continuar oferecendo o exemplar impresso.”

A disponibilidade das novas plataformas foi elogiada pela aluna do 4º ano de Pedagogia, Mayara Goulart Marques. Ela disse que vai reduzir a quantidade de xerox para as aulas com o uso das novos equipamentos.

Alunos economizam com digitalização de trechos de livros

Desde o semestre passado, os alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) contam com três scanners planetários para livro. O equipamento, que fica na biblioteca do campus Santa Mônica, permite a digitalização de páginas de livros, periódicos, partituras de músicas, entre outros documentos.

A assessora de informatização da UFU, Gizele Cristine Nunes do Couto, disse que os alunos podem digitalizar até 30% do número de páginas de um livro e enviar por e-mail ou salvar em pendrive. Dessa forma, eles reduzem as despesas com xerox.

Novos equipamentos disponíveis para empréstimos

150 leitores eletrônicos (e-readers)
50 tablets
Campi: Santa Mônica, Umuarama, Educação Física, Pontal (Ituiutaba), Monte Carmelo e Patos de Minas.
Horário de empréstimo: de segunda a sexta-feira até às 21h e no sábado, das 8h às 11h. A devolução deve acontecer na data prevista, com até uma hora de antecedência do horário de empréstimo.
Multas por atraso: R$1,00 por dia.

Disponibilidade dos equipamentos por campus:

Tablet
Santa Mônica – 18
Umuarama – 11
Educação Física – 5
Pontal (Ituiutaba)- 6
Patos de Minas – 5
Monte Carmelo – 5

Leitores eletrônicos (e-reader)
Santa Mônica – 49
Umuarama – 26
Educação Física – 15
Pontal (Ituiutaba) – 30
Patos de Minas – 15
Monte Carmelo – 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário