terça-feira, 14 de outubro de 2014

Biblioteca Livre da UFF comemora 50 mil downloads de livros

Inciativa da editora da universidade busca compartilhar obras acadêmicas pela internet

por Mayara Mendes | O Globo


O diretor da Editora UFF, Mauro Romero Leal, com a página da Biblioteca Livre. - Angelo Antônio Duarte / Agência O Globo

O cenário cultural da UFF está em plena expansão. Depois da reinauguração do Centro de Artes, em setembro, é a vez de outra iniciativa da Universidade ganhar destaque. A Biblioteca Livre, da Editora UFF, acaba de ultrapassar os 50 mil downloads. O espaço virtual abriga um acervo gratuito de livros da editora, que são disponibilizados nos formatos PDF, e-book e Epub.

A biblioteca surgiu em 2007 e hoje conta com mais de cem obras acadêmicas. O diretor da Editora UFF, Mauro Romero Leal, conta que o objetivo desde o início foi compartilhar o saber.

— Já que nós somos uma editora de uma instituição pública, várias de nossas obras podem e devem ser abertas. Precisamos buscar formas para que as pessoas tenham acesso a mais conteúdo. O nosso lucro é a distribuição do conhecimento — conta.

PODER DA INTERNET

Romero Leal afirma que a editora tem tentado botar os livros em várias prateleiras por meio da internet, a qual considera um meio potencial de aprendizagem:

— Houve um tempo em que a universidade se bastava em si; você só tinha acesso ao que ela oferecia se estivesse dentro. Hoje o conceito é outro, há o ensino à distância. Nós levamos muito isso em conta na hora de criar esse espaço.

O diretor ressalta que compartilhar on-line ajuda a socializar as obras, que passam a ser mais divulgadas e procuradas após serem abertas ao público.

— Se todo autor pusesse o seu conteúdo na internet, o conhecimento se espalharia mais — diz.

Outra vantagem, segundo Romero Leal, é manter na sociedade um livro que não está sendo mais vendido.

— Muitas vezes, o livro tem um tempo estipulado para vender; e para tirar uma nova edição é um custo alto. Já uma edição e-book não tem gastos. Então, é uma forma de continuar dando vida ao livro que se esgotou, mas que não tem poder forte de continuar vendendo — avalia.

Romero Leal aponta que a UFF foi pioneira ao criar a Biblioteca Livre.

— Quando nossa gestão procurou desenvolver esse projeto, nenhuma universidade pública tinha esse quadro — lembra ele.

CONTEÚDO DIFERENCIADO

A Biblioteca Livre funciona no site da Editora UFF (www.editora.uff.br). Os conteúdos são os mais variados dentro da temática acadêmica.

O mais baixado até hoje foi o Programa de Apoio Acadêmico — Português, com 4.513 downloads. A publicação oferece um nivelamento de língua portuguesa para alunos ingressantes.

— Esse livro foi feito só pra isso e para os alunos baixarem. Tanto alunos de outros países, pois recebemos muitos estrangeiros, quanto para alunos brasileiros que enfrentam dificuldades com o a língua portuguesa — conta o diretor.


Ele também destaca o periódico científico “Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis” e ressalta que a maioria dos periódicos científicos é paga. O jornal, com todas as edições, está em segundo lugar nos downloads, com 2.361 acessos.

Outro periódico de sucesso é a “Revista Gragoatá”, voltada para a área de Letras e Literatura. As obras da Biblioteca Livre estão disponíveis para qualquer pessoa; basta se cadastrar no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário