sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Memória não afetiva

O acesso irrestrito ao acervo universal do passado é um ganho, mas algumas coisas se perdem no caminho

Li em "A Biblioteca à Noite", de Alberto Manguel, que pensadores medievais consideravam a ideia de um presente eterno semelhante à ideia de inferno. Ponha seu nome no Google, recolha o lixo químico de algumas coisas que andaram dizendo sobre você, e o fenômeno fica evidente.

Muito já se especulou sobre como a overdose de dados na internet mudará o atual conceito de inteligência. Me interessa um outro efeito disso: se pensar é saber esquecer, como mostrou um personagem de Borges, sujeito sobre quem caiu a maldição de lembrar tudo o que fez, disse e sentiu, sem conseguir dar hierarquia e sentido a nada, gostar esteticamente de algo também demanda um descarte contínuo de informações.

Ou a manutenção de certas memórias num lugar seguro. Livros costumam mudar (para melhor ou pior) longe de nós. Não tenho como manter a impressão original sobre "Os Meninos da Rua Paulo", lido aos 13 anos, ou "Os Dragões Não Conhecem o Paraíso", lido aos 20, porque não sei mais --ninguém sabe-- pensar e sentir dentro dos limites de épocas passadas.

Leia o texto completo na Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário