terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Governo disponibiliza Biblioteca Digital de Participação Social


Serviço tem a finalidade de receber conteúdos governamentais sobre participação social

A Biblioteca Digital de Participação Social, criada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, tem a finalidade de receber conteúdos dos órgãos de governo, institutos e centros de pesquisa, universidades, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, sobre as temáticas relativas à participação social e outros assuntos decorrentes dos processos de diálogos nos espaços participativos. 

Segundo o coordenador do projeto, Silvio Carvalho Trida, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Articulação Social (Secretaria-Geral) “trata-se de iniciativa que contribui para organizar, disponibilizar e preservar para a administração pública e  sociedade em geral, documentos, publicações e conteúdos diversos produzidos pelas instâncias e mecanismos referentes à participação social, com promoção de maior transparência e acesso à informação”.

A versão disponível no site está ainda em construção. O próximo passo do projeto é alimentar a biblioteca digital de forma colaborativa, o que envolverá a implementação de uma agenda de capacitação e treinamento com representantes da sociedade civil, conselhos, comissões, órgãos de Governo e demais interessados.

Além disso, a plataforma oferece espaço para os movimentos sociais e entidades que desejarem disponibilizar seus conteúdos o possam fazer, contribuindo para uma visão mais sistêmica acerca do conhecimento produzido a partir da participação social, afirmou Trida.

A biblioteca digital auxilia as instituições na organização da sua produção interna e também no esforço coletivo e colaborativo de manter e fazer crescer o acervo da biblioteca digital, disse ainda. Este é o maior desafio da Biblioteca para o próximo ano de 2015, concluiu.

Inovadora quanto a sua abrangência temática e estrutura, a biblioteca digital é formada por oito comunidades e mais de 100 subcomunidades que representam os temas e subtemas da participação social.

A expectativa é que a biblioteca torne-se uma ferramenta de apoio para a ampliação e consolidação das ações de participação social no país, e que sirva de exemplo e motivação para que outras instituições e órgãos organizem e disseminem informações em suas áreas de atuação.

Mais informações, sugestões e dúvidas sobre a biblioteca digital de participação social: bibliotecaparticipa@presidencia.gov.br

via Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário