segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Obra de Albert Einstein disponibilizada gratuitamente na Internet


O novo espaço na Internet engloba todos os documentos e correspondência do físico, desde o certificado de nascimento até aos textos que escreveu em 1923

Joana Gonçalves | JPN

Mais de cinco mil publicações de Albert Einstein estão agora disponíveis para consulta aberta numa plataforma online lançada esta semana pela Universidade de Princeton. O "Einstein Papers Project" engloba todos os documentos e correspondência do físico.

"Estamos muito satisfeitos por permitir o acesso aberto destes textos a uma audiência global de pesquisadores, cientistas, historiadores e estudantes interessados em aprender mais sobre Albert Einstein (1879-1955)", refere Peter Dougherty, diretor da Princeton University Press, num comunicado a que o Ciência 2.0 teve acesso.

A página apresenta um total de cinco mil documentos escritos ao longo dos primeiros 44 anos de vida de Einstein, na versão original e com traduções, anotações e explicações académicas em inglês.

Diana L. Kormos-Buchwald, diretora do projeto, explica que "todo este material foi cuidadosamente investigado e registado nos últimos 25 anos e contém documentos científicos, apontamentos, diários, correspondência profissional e pessoal de Einstein". Desta forma, os usuários poderão descobrir importantes artigos científicos sobre a teoria da relatividade, a gravitação ou a teoria quântica, bem como cartas de amor a Mileva Maric, sua mulher, ou correspondência com outros cientistas, filósofos, matemáticos e políticos do princípio do século XX.

O "Einstein Papers Project" incluiu um buscador por palavra-chave em todos os documentos e permite a navegação entre a língua original em que os textos foram escritos e a tradução para inglês em apenas um clique.

"É emocionante pensar que, graças à aplicação cuidadosa de novas tecnologias [digitalização de documentos], este trabalho vai agora chegar a um público muito mais amplo e contribuir para a preservação do legado de Einstein", refere a especialista.

O próximo passo será a adição de novos documentos à plataforma. "Planeamos ter, brevemente, mais 15 volumes de correspondência, de algumas décadas da vida de Albert Einstein", adianta ao Ciência 2.0 Jessica Pellien, responsável de comunicação da Universidade de Princeton.


+


Universidade Hebraica de Jerusalém "universaliza" legado de Einstein

Einstein Digital




Nenhum comentário:

Postar um comentário