quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Segunda edição do livro do Centro Knight “Ferramentas Digitais para Jornalistas” já está disponível em português


Já está disponível a versão em português da segunda edição do e-book do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas "Ferramentas Digitais para Jornalistas", da jornalista argentina Sandra Crucianelli. 

A tradução do livro é fruto da parceria entre o Centro Knight, da Universidade do Texas (EUA), e o programa para o fortalecimento da Mídia em Moçambique, financiado pelo governo dos Estados Unidos da América através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX. Clique aqui para baixar o livro gratuitamente (em formato PDF) da biblioteca virtual do Centro Knight.

"Ferramentas Digitais" é uma ampla atualização da primeira edição publicada em 2008. Esta versão contém um novo capítulo sobre jornalismo de dados, dá maior ênfase às técnicas mais utilizadas para buscar e processar informações e registra muitas outras mudanças e ferramentas jornalísticas que surgiram nos últimos seis anos.

"Este livro é um guia, não tem pretensões de ser uma lista de dicas que devem ser seguidas rigorosamente, mas é meu desejo que elas se tornem um farol para iluminar o caminho dos repórteres que trabalham no ambiente digital", disse Crucianelli. "Poder ampliar estes recursos ao público de língua portuguesa é uma contribuição muito importante do Centro Knight. Esta nova versão em Português me enche de alegria, em especial por saber que em países tão distantes do meu, como Moçambique, havia jornalistas que leram a primeira edição e queriam ler a segunda", acrescentou.  

Embora existam muitas outras ferramentas disponíveis que não foram mencionadas no livro, Crucianelli selecionou aquelas que são gratuitas e/ou não exigem ter que fazer o download da internet, pois podem ser usadas online.

A nova edição do "Ferramentas Digitais" também procura refletir as novas realidades do jornalismo, como a proliferação de jornalistas cidadãos e a necessidade de cada jornalista profissional aproveitar as ferramentas digitais para investigar, filtrar, apresentar e compartilhar informações.

O livro aborda temas como o jornalismo de dados, diferentes tipos de motores de busca, Google e seus produtos, dicas para explorar a web profunda, a mídia social para jornalistas e a verificação de dados nesses meios de comunicação, infografia e gráficos interativos, o movimento Open Data, aplicativos jornalísticos, o uso de smartphones no jornalismo, conceitos básicos de Excel e a construção de tabelas.

O manual também inclui ferramentas para compartilhar áudio e música, fazer petições online, fazer vídeo conferências, montar linhas do tempo, extrair dados, editar fotos, extrair dados de PDFs, enviar e-mails anônimos e manter-se seguro online.
  
dica da Natalia Mazotte do Jornalismo nas Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário