sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Buscador francês Qwant chega ao Brasil para competir com o Google


O Brasil recebe nesta semana uma nova tentativa de tentar destronar o Google como buscador unânime. Trata-se do Qwant, um novo serviço criado na França que se tenta se destacar dos demais por “respeitar a vida privada dos usuários”, conforme explica a própria empresa.

Isso significa que, diferente do Google, o site promete não coletar os dados dos usuários a fim de criar seu perfil para poder oferecer anúncios direcionados.

A empresa ainda é uma startup, no entanto. O site surgiu em 2013 na França e expandiu para a Alemanha em 2014, mesmo ano em que atingiu 1,6 bilhões de consultas, presente em 25 países e 15 idiomas.

Sobre seu funcionamento, é interessante ver como ele tem uma interface completamente diferente do que existe no Google, Bing e Yahoo, os principais buscadores hoje no mundo, não necessariamente melhor nem pior.  Ele indexa e apresenta de forma uniforme conteúdo da web e das redes sociais em conjunto.

A página inicial também apresenta as últimas tendências nas buscas feitas pelos usuários de um país.

A empresa também propõe o Qwant Junior, um buscador especial para crianças, com uma interface diferente e design criado para facilitar o entendimento por crianças e filtro de conteúdo, privilegiando material educacional e eliminando material impróprio.

via Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário