segunda-feira, 23 de março de 2015

Cinema Pirata



E se de uma hora para outra você perde-se o acesso à internet? Fosse cortado das redes sociais? Nada mais de pagamentos online, transferências eletrônicas no conforto de casa...Pesquisa de preços, compras com descontos, consultas salvadoras, Google Maps?

Como continuar existindo num mundo onde a própria identidade depende de sua conexão?
Cinema Pirata entra no polêmico universo virtual dos downloads - ilegais e nem tanto - e das grandes corporações do entretenimento, e hackeia as ideias mais inovadoras sobre o assunto. 

Como um torrent megacompartilhado, a trama de Doctorow invade o leitor com a força da transformação. Aceite essa solicitação. Ou vai ficar de fora?


Resenha Por Ana Lucia Santana | Infoescola

Este livro segue por um caminho bem original. O autor foca no controvertido universo dos downloads, praticados ilicitamente ou talvez não tão ilegalmente na esfera da net. Em um tempo que poderia se tornar realidade brevemente, poderosas associações ligadas à indústria cultural ingressaram sutilmente nos órgãos governamentais. Aí instalados eles assumem uma ideia fixa, a lucratividade.

Visando alcançar este objetivo, as ações piratas passam a ser eliminadas com um fervor obstinado que beira a intolerância. Não há desculpas para o exercício desta atividade, considerada um crime nesta época. A punição para quem cair no erro pela terceira vez é a supressão da navegação pelo universo virtual por um ano não só para o criminoso, mas também para todos os seus familiares.

É o que acontece com Trent, um adolescente de 16 anos. Ele é louco por um ator, Seth Watson, e sua maior paixão é combinar várias imagens do intérprete através de passagens das produções cinematográficas das quais ele participou. Isso não seria possível se não investisse em incessantes downloads destes filmes.

Acusado de pirataria pela terceira vez, ele parte para Londres e na capital inglesa se alia a outros garotos que compreendem a prática dos downloads como uma nova expressão artística. O grupo empreende um movimento subversivo na tentativa de destruir as normas absolutistas de sua nação.

Este livro oferece uma leitura profunda e crítica, especialmente por enfocar o tema da pirataria virtual. Não se trata de uma narrativa como as demais, nem se encaixa nos gêneros literários em voga atualmente. Também não se enquadra nas histórias de ação. E mais, o autor aborda um assunto que precisa mais que nunca ser debatido.

Cory não priva seu leitor do vocabulário específico deste universo; mesmo porque ele pode ser compreendido com uma simples pesquisa no mundo virtual. Ele abusa igualmente dos palavrões e da linguagem bem informal. Quando se está percorrendo as páginas deste livro, tem-se a sensação de estar lidando com algo que poderia ocorrer a qualquer momento.

Cory Doctorow é um dos editores do blog Boing Boing, especializado em questões tecnológicas. Ele também foi um dos diretores da Eletronic Frontier Foundation da Europa, uma instituição que luta pela liberdade no universo virtual. O autor tem colunas fixas nos veículos Make, Information Week, Locus e na versão online do Guardian.

O escritor conquistou a premiação Locus por três vezes, foi nomeado para os prêmios Hugo e Nebula e recebeu o Campbell. A revista Forbes o elegeu como uma das vinte e cinco personalidades mais poderosas da rede.


Informação técnica

Título: Cinema Pirata
Autor: Cory Doctorow
Editora: Galera Record
Número de Páginas 432
ISBN 8501401137
Data: 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário