quinta-feira, 16 de abril de 2015

Novo portal disponibiliza acervo histórico da fotografia nacional

Brasiliana fotográfica, inicialmente com 2 mil fotos, vai ao ar nesta sexta (16). Site reúne imagens da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles.

Do G1, em São Paulo


Avenida Paulista, São Paulo, em 1902 (Foto: Guilherme Gaesnly/Acervo BN)

A Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles lançam nesta sexta-feira (17) o portal Brasiliana fotográfica, uma iniciativa para valorizar a fotografia brasileira e promover a discussão sobre a preservação do patrimônio fotográfico digital.


Foto de 1909 mostra índios Botocudos em Santa Leopoldina, no Espírito Santo (Foto: Walter Garb/Acervo BN)

Inicialmente, o portal irá disponibilizar 2 mil fotos selecionadas dos acervos das duas instituições. Do IMS, destacam-se as coleções Mestres do Século XIX, Coleção Gilberto Ferrez, Coleção Brascan 100 Anos no Brasil, Coleção Pedro Corrêa do Lago e Coleção Dom João de Orleans e Bragança. Da Biblioteca Nacional, estarão disponíveis conjuntos como a Coleção D. Teresa Cristina Maria (registrada no Programa Memória do Mundo da Unesco como Patrimônio da Humanidade), álbuns contendo retratos de artistas brasileiros e estrangeiros, colotipias de A. Ribeiro e estereogramas de Revert Henrique Klumb.

O portal é o: http://brasilianafotografica.bn.br. Os usuários poderão pesquisar as imagens, salvar suas pesquisas e compartilhá-las nas redes sociais. A cada semana, novas galerias de imagens serão destacadas e, periodicamente, curadores convidados farão comentários e reflexões sobre as fotografias escolhidas.


Retrato de Pedro II, Imperador do Brasil, em 1883 no Rio de Janeiro (Foto: Joaquim Insley Pacheco/Acervo BN)


Missa campal celebrada em ação de graças pela abolição da escravatura no Brasil no campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em 1888 (Foto: Luiz Antonio Ferreira/Acervo Instituto Moreira Salles)


Avenida do Palácio, em Manaus, no ano de 1890 (Foto: George Huebner/Acervo Instituto Moreira Salles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário