quarta-feira, 13 de maio de 2015

10 benefícios do livro de papel ... e outros 10 do livro eletrônico

A leitura é sempre um benéfico, independentemente do formato em que ela é feita. Se você ler em papel ou ler eletronicamente... o importante é que a leitura lhe sirva e que você possa apreciá-la sem parar para pensar no formato no qual o conteúdo está.



por JuliánMarquina
Tradução livre

10 benefícios do livro de papel

1. Posse e colecionismo. Você pode formar uma grande biblioteca pessoal, e mostrar a seus amigos e conhecidos... além de ser preciosos objetos decorativos. Eles também servem como medalhas ou realizações.

2. Durabilidade. Livros de papel podem durar décadas e séculos, como tem sido demonstrado. É a tecnologia mais confiável para capturar e preservar textos.

3. A operação é simples. A operação dos livros de papel é muito simples: basta abri-lo e começar a ler. Também é fácil para retornar às páginas anteriores ou passagens do livro... a releitura é ainda mais fácil.

4. O poder de nostalgia. O fetichismo por livros existe... o cheiro de novo, seu toque, sua beleza visual... O livro de papel ganhou muitos seguidores e que não querem colocá-lo de lado.

5. Eles têm vida própria. Cada livro pode nos fazer relembrar um momento, nos sentimos acompanhados em viagens ... Sem falar das anotações nas margens, as dobras das páginas, marcadores ou outras coisas que podemos encontrar dentro deles, tais como cartas, fotografias, calendários, bilhetes de trem...

6. Maior memória de leitura. Esta comprovado que ler em papel existe uma maior memorização e compreensão do texto lido.

7. Um livro é sempre um bom presente. Dar livros é sempre bem visto, e não apenas pela temática do mesmo, mas porque está presenteando um objeto físico para o lazer e/ou conhecimento.

8. Emprestar a um amigo. Você pode emprestar um livro de papel para um amigo, um parente, um vizinho, um colega de trabalho, certificando-se de que não está cometendo uma ilegalidade ao fazê-lo. Além disso, há uma abundância de livros de papel para emprestar em bibliotecas.

9. Não dá pau. Um livro de papel nunca vai deixar você na mão, por causa da falta de bateria, ou porque não existe atualização de formato ou software.

10. O prazer da descoberta. Vá a uma livraria ou biblioteca para passear entre as prateleiras de livros de papel para descobrir leituras ou simplesmente para ver (e olhar) títulos diversos.



10 benefícios do livro eletrônico

1. O espaço que ocupam é em MB, não em prateleiras. Você não terá que ocupar qualquer espaço da casa para colocar os livros, muitos menos tirar poeira... você pode tê-los todos guardados no seu computador, no USB ou no leitor eletrônico. Você inclusive pode ter um número de livros que jamais imaginou.

2. Eles não pesam em sua bolsa ou mochila. Como acontece com o espaço que ocupam, o peso é outra grande vantagem do livro eletrônico. Você pode ter um monte de livros eletrônicos em sua bolsa ou mochila sem que eles machuquem seus os ombros ou costas.

3. A tecnologia ajuda. Já existe leitores eletrônicos que vêm com luz integrada, o que não faz com que você precise de luz externa para ler seus livros. Eles também vêm com dicionários para procurar palavras, tradutores para consultas e buscadores internos para encontrar o que está procurando rapidamente.

4. Preço baixo. Livros eletrônicos são geralmente mais baratos que livros de papel. Além disso, você pode ter acesso a uma grande coleção de livros eletrônicos gratuitamente na Internet.

5. Disponibilidade imediata. Se você quiser um livro eletrônico e está em casa, no trabalho ou no parque só precisa acessar algumas das muitas plataformas que vendem livros eletrônicos para comprar e começar a ler imediatamente. Disponibilidade também se aplica ao empréstimo em bibliotecas.

6. Conectividade com o texto e com o mundo. Livros eletrônicos permitem visualizar vídeos incorporados no texto, consultar links incorporados ou consultar imediatamente referências. Além disso, existem dispositivos com Wi-Fi para navegar e baixar os livros.

7. Sincronização das leituras. Você pode começar a ler um e-book em seu Leitor eletrônico e terminar de lê-lo em seu smartphone. Continuando da página onde parou na última vez que você acessou.

8. Anotações e marcas. Você pode tomar notas infinitas em livros eletrônicos, sublinha-los, marcar páginas... sem danificar o livro. Além disso, se você quiser, pode desfazer tudo sem deixar marcas.

9. Adaptação tipográfica. Reclamações do tipo: o tamanho da letra deste livro é muito pequena ou não tem intensidade... com livros eletrônicos você pode adaptar o tamanho das letras, alterar o tipo de letra e dar mais brilho ou luminosidade. É ideal para pessoas com algum tipo de limitação visual.

10. Descobrir novas leituras. Livros eletrônicos, e plataformas que vendem livros eletrônicos, são capazes de guiá-lo de acordo com seus gostos e leituras para novos títulos que vão chamar sua atenção. O poder da tecnologia e de alguns algoritmos permitem a descoberta de novas leituras.



Um comentário:

  1. Boa noite!
    Eu adoro os dois. Basta que tenha alguma coisa escrita e para mim é livro, seja de papel ou eletrônico. Tenho comprado mais livros eletrônicos ultimamente pelas razões que você citou, e também porque ecologicamente eles são melhores para o planeta.
    Abraços.

    ResponderExcluir