segunda-feira, 11 de maio de 2015

Acervo Digital da Unesp ganha recursos de acessibilidade

Nova versão está de acordo com as normas W3C


Desenvolvido em 2008 pelo Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD/Unesp), o Acervo Digital da Unesp agora ganha recursos de acessibilidade para possibilitar acesso para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. O trabalho de adaptação da ferramenta exigiu uma reorganização na estrutura e na semântica do código HTML, que precisa estar de acordo com as normas W3C.

Guilherme de Andrade Lemeszenski, do grupo de Tecnologia da Informação do NEaD/Unesp, dedicou cerca de um mês e meio na empreitada. As mudanças permitem algumas funcionalidades como leitura de tela pelo NVDA, troca do layout para alto contraste, aumento e diminuição de fonte, navegação via links de salto entre outras funcionalidades.

"A acessibilidade é permitir acesso a determinados recursos e, assim, equiparar oportunidades para todos", explica Guilherme. "Com a nova versão do Acervo Digital da Unesp, esperamos contribuir para a inclusão na educação", completa.

Além do Acervo Digital, outros sites do NEaD/Unesp também possuem recursos de acessibilidade com o mesmo intuito: Edutec, Moodle, Cursos NEaD e Unesp Aberta. Para o Prof.Dr. Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo, esta deve ser uma prioridade no ensino superior.

"É imprescindível para a academia adotar esforços que visam a inclusão na educação. Só assim, com acesso democrático aos conteúdos produzidos, é possível construir uma sociedade igualitária", observa Klaus.

O Acervo Digital da Unesp
Construído a partir do DSpace, um software livre e aberto utilizado por diversas instituições ao redor do mundo, a ferramenta tem como objetivo disponibilizar ao público materiais e conteúdos como suporte ao ensino e divulgação da produção científica da Universidade.

No repositório digital, os conteúdos são catalogados e organizados em quatro comunidades: Acervo Histórico-Cultural; Documentação Permanente; Objetos Científicos e Objetos Educacionais. Segundo o coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, todos os conteúdos produzidos nos cursos à distância podem ser encontrados lá. “Dessa forma, há um vasto leque de conhecimento produzido, disponível gratuitamente para consulta e download, em diversos níveis de ensino e em áreas como Geografia, Filosofia, Arte, Pedagogia, Tecnologia Assistiva, Química, Educação Especial e Inclusiva, entre outras.”

Conheça o Acervo Digital da Unesp: http://acervodigital.unesp.br/.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - NEaD/Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário