Memória Carioca reúne acervo para ajudar a contar a história da cidade. Projeto online faz parte das comemorações pelos 450 anos
Do G1 Rio
Memória dos habitantes é o fio condutor do acervo online sobre a história do Rio (Foto: Reprodução/Memória Carioca)
Participação popular para a valorização da identidade carioca. Esses são os pilares do Portal Memória Carioca, lançado pela Prefeitura do Rio para reunir, na internet, um vasto acervo que ajude a contar a história da Cidade Maravilhosa.
Com a reunião de fotos, documentos, artefatos e depoimentos, o projeto pretende construir uma narrativa sobre o Rio a partir do ponto de vista de seus habitantes. De acordo com o Comitê Rio450, a coleta deste acervo afetivo foi uma iniciativa sugerida e escolhida pela população carioca numa consulta pública, que contou com 100 mil votos.
“O convite é para as pessoas abrirem suas gavetas e suas caixas de recordações familiares e compartilharem suas recordações virtualmente, contando um pouco sobre a história de cada objeto ou artefato”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.
O Portal Memória Carioca já está no ar. Já foram reunidas reproduções de materiais como um relógio que pertenceu à Princesa Isabel, cédulas de Cruzeiro antigas e objetos do IV Centenário, além de fotos de momentos distintos da cidade.
“O Memória Carioca tem, em sua essência, a participação popular e a valorização da identidade carioca”. Em outubro, será realizada uma exposição virtual deste acervo. A cópia virtual dos objetos, fotos e artefatos integrará o acervo da Secretaria Municipal de Cultura.
Em outubro, será realizada uma exposição virtual deste acervo. A cópia virtual dos objetos, fotos e artefatos integrará o acervo da Secretaria Municipal de Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário