segunda-feira, 8 de junho de 2015

A fim de um passeio literário? Confira o Google Maps de livros


por Fernando Bumbeers | Galileu

Você fica meio perdido quando lê um livro novo e não sabe onde ele se passa? Então esse mapa de livros elaborado pela organização britânica Lovereading vai te ajudar. Até agora, existem 200 obras de literárias cadastradas em todo mapa - que foi feito através do Google Maps. Você mesmo pode adicionar algumas!

"Tivemos a idéia de um mapa do livro por que o livro te transporta para o local onde ele acontece - e eu, por exemplo, sempre gosto de ler um livro baseado em lugares que eu vou viajar", explicou o diretor e co-fundador da Lovereading, Peter Crawshaw para a Wired. "Demorou um pouco para selecionar os 200 livros e, em seguida, fazer toda a pesquisa e construção."

A maioria dos livros contém capa e uma breve sinopse, do tamanho de um tweet. Ainda não existem livros cadastrados no Brasil, mas vários clássicos mundiais já estão na primeira versão do mapa: O amor em tempos de cólera, de Gabriel García Márquez, em Cartagena. On The Road, de Jack Kerouac, em São Francisco. Moby-Dick, de Herman Melville, em Nantucket.

O Reino Unido é o mais recheado de obras, desde os romances policiais de Arthur Conan Doyle até a série Harry Potter de J.K. Rowling. O bacana de ter um mapa de livros é que você pode organizar um passeio literário para o local onde se passa seu livro favorito!

Não achou seu livro favorito no mapa? Calma! Você mesmo pode adicioná-lo. Mas vai ter que esperar até a próxima atualização do mapa, por que as alterações precisam ser aprovadas pela equipe da Lovereading.

Nenhum comentário:

Postar um comentário