terça-feira, 16 de junho de 2015

Unicamp cria o "Shazam dos bichos"

Software identifica animais pelo barulho que eles fazem — lógica é parecida com a de aplicativo que reconhece músicas

Revista Galileu

 (Foto: Orlandeli/ Editora Globo) (FOTO: ORLANDELI/ EDITORA GLOBO)

Nada de Ed Sheeran nem de Calvin Harris: em um futuro não muito distante, quem pode estar encabeçando as paradas de sucesso brasileiras de um aplicativo bem parecido com o Shazam são o tico-tico e o bem-te-vi, passarinhos muito populares por aqui. Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um software chamado Wasis (Sistema de Identificação dos Sons de Animais Selvagens, na sigla em inglês).

A iniciativa pode ser um primeiro passo para a criação de uma espécie de Shazam dedicado aos animais. “O Wasis identifica animais através de qualquer som emitido ao rodar uma comparação em um banco de dados”, explica o programador Leandro Tacioli, que desenvolveu o software em um projeto financiado pela Fapesp e pela Microsoft.

Para fazer os cruzamentos, o algoritmo se baseia na frequência e na potência dos mais de 300 cantos de anfíbios e aves que atualmente compõem o acervo. Quando um usuário consulta um novo som, ele é comparado com todo o banco de dados e o resultado vem em porcentagens de similaridade. A versão beta, desenvolvida apenas para desktop, foi disponibilizada para download recentemente, mas ainda não há previsão de lançamento para a versão mobile. “O acabamento vendável para um produto que o mundo inteiro possa usar demanda muito tempo e dinheiro”, explica Claudia Medeiros, professora de computação e coordenadora do projeto. “Mas, quanto mais conhecermos esses dados, maior será nossa capacidade de traçar cenários e estabelecer correlações para conhecer melhor o planeta.” 

É UM PÁSSARO OU UM AVIÃO?
Descubra três coisas incríveis que o wasis e seus futuros usuários podem fazer pela biodiversidade


 (Foto: Orlandeli/ Editora Globo) (FOTO: ORLANDELI/ EDITORA GLOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário