segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cientista que falsificou estudo diz que jornalistas são fáceis de enganar

Em entrevista à Folha de S.Paulo publicada no último domingo (9/8), o doutor em biologia molecular e jornalista americano John Bohannon disse que jornalistas são fáceis de enganar.

Bohannon conseguiu fazer vários jornais, revistas e sites de diferentes países caírem numa "pegadinha" que os levou a publicar a notícia falsa de que o chocolate poderia ser usado em dietas para emagrecimento.

Crédito:Wikimedia commons
Após pegadinha, biólogo e jornalista diz que imprensa não checa informações

Depois de revelar a armadilha, ele explicou que sua intenção era mostrar que mesmo na imprensa especializada há problemas com a ausência de critérios adequados para verificar e apurar uma informação. 

"Quem tem de levar a culpa são os editores. Eles é que precisam impor que o jornalismo seja feito da forma tradicional: verificando informações e conversando com várias fontes", declarou o biólogo americano.

De acordo com ele, nenhum jornalista que o contatou para tratar da pesquisa o questionou sobre estatística ou desenho experimental. O nome do instituto utilizado para divulgar o estudo também era falso: "Institute of Diet and Health" (Instituto de Dieta e Saúde, supostamente localizado em Mainz, na Alemanha). Além disso, o americano criou um site para dar mais credibilidade e assinou como Johannes.

Após a publicação, ele divulgou um comunicado à imprensa com a pesquisa. O cientista contabilizou 157 periódicos (61,6% dos 255) que confirmaram a aceitação do estudo. O resultado, segundo ele, indica que na maior parte das aceitações praticamente não houve nenhum sinal de revisão. 

via Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário