terça-feira, 13 de outubro de 2015

Com wi-fi, aumenta público da Biblioteca Mário de Andrade


Biblioteca Mário de Andrade: a entrada da tecnologia num dos ambientes mais tradicionais do Centro de São Paulo, com 90 anos de história, marca uma fase de modernização e aproximação com o público jovem

Julia Lindner, do Estadão Conteúdo | Exame

No horário do almoço, os arredores da Biblioteca Mário de Andrade costumam ficar repletos de pessoas tanto no interior do prédio de 22 andares, como na praça Dom José Gaspar.

O interesse não está necessariamente no acervo de 365 mil livros ou nos 52 mil itens raros disponíveis.

Desde agosto do ano passado, o espaço passou a oferecer wi-fi gratuito, o que aumentou o número de frequentadores - são 1.200 pessoas passando diariamente pelo local, que representam um crescimento de 250% em relação a 2013.

A entrada da tecnologia num dos ambientes mais tradicionais do Centro de São Paulo, com 90 anos de história, marca uma fase de modernização e aproximação com o público jovem.

Na semana passada foi realizada uma virada cultural. A programação contou com um Sarau Erótico no terraço do edifício pelo grupo teatral Sensus, que apresentou trechos picantes de obras do cineasta italiano Pier Paolo Pasolin (1922-1975).

De acordo com o diretor da biblioteca Luiz Armando Bagolin, este foi um teste para o início do funcionamento integral, previsto para iniciar definitivamente a partir de dezembro.

Ele conta que nos momentos de pico faltam mesas e cadeiras para os visitantes, daí surgiu a ideia de estender o horário de atendimento.

Para isso, serão criados 15 novos postos de segurança, ainda em fase de licitação. Também há planos de desenvolver plataformas virtuais.

"Há dois anos, mudamos radicalmente o conceito de utilização da biblioteca. Um espaço com o porte da Mário de Andrade não pode ser só uma sala de leitura, que tem como foco o empréstimo de livros, ele também tem que oferecer uma série de serviços para a população, relacionados à arte, música, cinema e teatro. A biblioteca só vai ficar viva se ela puder conversar com as narrativas em suas plataforma originais."

Com as portas abertas 24 horas, a segunda maior biblioteca do País, que perde apenas para a Biblioteca Nacional, busca retomar a essência do local como centro de discussão. "Não é questão de atrair mais público, e sim de qualificar a vinda e o uso do cidadão", explica Luiz.

A Biblioteca Mário de Andrade está localizada na Rua da Consolação, 94. Seu endereço original também era na região central, à Rua 7 de abril.

A primeira coleção era formada por obras que estavam na Câmara Municipal Paulista que se juntaram em 1937 com as da Biblioteca Municipal de São Paulo aumentando consideravelmente seu acervo.

O prédio atual foi construído e inaugurado pelo prefeito Prestes Maia sendo considerado um marco do estilo Art Déco na capital paulista. O edifício foi tombado em 1992 pelo município.

Em 1960 que recebeu o nome de Mário de Andrade como homenagem ao criador, em 1935, do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo.

Em 2007 passou por uma grande reforma. Foi reaberta ao público em janeiro de 2011. Nos últimos dois anos, foram adquiridas mais de mil obras. Hoje, são 58 mil usuários cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário