quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Homenagens e eventos pelo Brasil lembrarão obra de Euclides da Cunha



Municípios do sertão da Bahia e do interior paulista terão atividades; crise reduz festa fluminense

Luciana Garbin, José Maria Tomazela, Marcio Dolzan | O Estado de S. Paulo

Os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha vão merecer comemorações País afora. No sertão da Bahia, a cidade que ganhou o nome do escritor em 1938 descerrará placa neste dia 20 de janeiro de 2016 diante do Educandário Oliveira Brito. Euclides da Cunha também prevê várias homenagens e atividades culturais ao longo do ano. Uma delas será o lançamento do curta-metragem Canudos: História de Meninos, de Antenor Júnior, que recupera a história da guerra e tem participação de adolescentes de escolas públicas da região.

Em São José do Rio Pardo, cidade paulista que adotou o escritor como filho, será um ano todo de eventos. Segundo a diretora de Cultura, Lúcia Helena Vito, o plano é resgatar a poesia de Euclides e seu lado humanista. “No dia 20 de cada mês, haverá evento especial, incluindo leituras, concertos e teatro.” A abertura das comemorações juntará o Conselho Euclidiano e pessoas que se interessam pela obra do escritor ou simplesmente gostam de poesia. “Vamos ler poemas que ele escreveu muito jovem e poucos conhecem, falar sobre Euclides e lançar a programação da Semana Euclidiana, de 9 a 15 de agosto.”

O evento seria realizado no Recanto Euclidiano, ao lado da ponte sobre o Rio Pardo construída pelo escritor enquanto escrevia Os Sertões. Como é época de chuvas e o rio está cheio, a festa foi transferida para a Casa da Cultura Euclides da Cunha, casarão onde ele morou com a família de 1898 a 1901 e guarda preciosidades como o banquinho e a mesa de madeira rústica que lhe serviram de escrivaninha. A cidade ainda lembrará o escritor na Maratona Euclidiana, certame cultural de escolas locais.

A crise no Rio de Janeiro impediu Cantagalo de preparar uma grande programação, mas a cidade natal de Euclides fará ao menos um sarau nesta quarta-feira (20/01) à noite na Praça João XXIII. “Vamos trabalhar o aniversário nas escolas ao longo de todo o ano”, conta a secretária municipal de Cultura, Cristiane Portal. “Euclides é muito importante para nós.”

Internet. No site Correio IMS , o Instituto Moreira Salles publicou duas cartas de Euclides. Na quinta-feira (21/01), post no Blog do IMS falará sobre os “euclidianos” Olímpio de Souza Andrade e Roberto Ventura. A Academia Brasileira de Letras informou que só deve definir eventos após início do ano acadêmico, em março.


Nenhum comentário:

Postar um comentário