segunda-feira, 20 de junho de 2016

Hemeroteca Digital Catarinense disponibiliza publicações do século XIX


Acervo conta com exemplares iniciais de jornais famosos na história do estado, como O Estado e O Catharinense.

Fagner Santos /Prof. orientador Cláudio Toldo (SC0640JP)

A Hemeroteca Digital Catarinense é um acervo digital online com publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados no estado a partir do século XIX. Funciona desde novembro de 2013, e conta atualmente com um acervo de 14.719 publicações, divididas entre 783 títulos.

O projeto é uma parceria da Biblioteca Pública de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, o Centro de Ciências Humanas e da Educação, Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

De acordo com o bibliotecário e coordenador do projeto, Alzemi Machado, o objetivo é proporcionar acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em Portable Document Format (PDF).

“Além de disponibilizar estes arquivos para pesquisas, trabalhos acadêmicos e artigos científicos, o lazer e a curiosidade também podem atrair o leitor para a Hemeroteca”, acrescenta Machado.

O site recebeu uma atualização este mês, com novos títulos e complementação de coleções anteriores, onde faltavam alguns números. Machado lembra que o material mais antigo disponível é o jornal do município de Desterro, O Catharinense, datado de 1831. Você pode conferi-lo aqui e aqui.

O coordenador ressalta ainda que a Hemeroteca planeja digitalizar, em um futuro próximo, revistas e publicações governamentais.

“Temos o problema do domínio público. Todos os títulos do século XIX já estão disponíveis, mas os recentes podem exigir permissão dos donos de direitos autorais. Um exemplo é o jornal O Estado, que foi fundado em 1915 e fechou em 2009, e cedeu os direitos para a publicação na Hemeroteca”, explica.

Atualmente o projeto conta com títulos de 50 cidades catarinenses. A Hemeroteca permite também o acesso as publicações para pessoas de outras cidades e até outros estados. “Eliminamos a necessidade de comparecer fisicamente na Biblioteca Pública de Santa Catarina”, finaliza Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário