segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Buscador dá acesso à bibliografia científica


O trabalho de pesquisa é uma das principais etapas na produção científica. É a etapa em que se constrói a base de toda argumentação teórica. Lembrando desta responsabilidade que o pesquisador deve ter com sua tese, o professor do Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Flávio Leal, teve a ideia de criar um buscador online de artigos científicos. Com pouco mais de um ano de existência, o empreendimento já é utilizado em diversos países.

O BuscadorCoruja.com permite acesso gratuito à bibliografia científica. Criado em 2015, o site já contabiliza mais de 94 mil acessos de todo o mundo. Indo além dos limites geográficos brasileiros, o uso majoritário vem de países lusófonos, ou seja, que falam a Língua Portuguesa, como os países africanos Moçambique e Guiné-Bissau.

No total são 20 países e 792 instituições de Ensino Superior pelo mundo. Segundo o criador, o segredo para o sucesso é o público não se restringir somente à comunidade acadêmica, mas também as locais.

Para acessar, você pode optar por criar um cadastro, que permite que você – além de buscar e acessar – também possa salvar as pesquisas que mais te interessam para consultas posteriores. Além disso, o aplicativo para smartphones também é uma novidade. Ele está disponível para download na Google Play (para aparelhos Android).

São mais de 3,6 milhões de teses e dissertações, 351 bibliotecas digitais, 4,5 mil revistas digitais e quase um milhão de artigos científicos disponíveis utilizando as mais variadas áreas do conhecimento. 


via Gazeta de São João del-Rei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário