segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Buscadores acadêmicos para pesquisas


Veja uma lista dos melhores buscadores acadêmicos para realizar um trabalho ou pesquisa acadêmica.

Ao desenvolver uma pesquisa ou trabalho para a universidade, os alunos devem ter recursos e fontes suficientes para obter as informações necessárias para a preparação dos conteúdos. Dada a quantidade de informações que circulam na Internet, é difícil de saber quais são as fontes mais confiáveis ao selecionar o material. Felizmente, os buscadores acadêmicos que podem oferecer conteúdo de qualidade que procuram, preparada por universidades e especialistas.

Uma vez selecionado o tema a ser abordado na pesquisa, o vital é ter bom senso ao escolher fontes, separando-as em dois grupos: fontes primárias : as que contêm informações original e fontes secundárias : aquelas que contêm informações reelaboradas e sintetizadas.

As fontes secundárias são mais fáceis de encontrar na Internet, só precisamos inserir algumas palavras-chave no Google para obter milhões de resultados, mas para encontrar fontes primárias devemos contar com buscadores especiais, como buscadores acadêmicos, usados para encontrar conteúdo de autores e especialistas, e são a base de qualquer investigação.

Se você está elaborando uma pesquisa ou trabalho acadêmico e precisa de material para entender o problema, gerar um ponto de vista próprio e fazer um conteúdo crítico de qualidade, nós trazemos alguns buscadores que serão muito úteis.

Academia.edu: é atualmente um dos buscadores acadêmicos mais populares, que funciona como uma comunidade onde o conhecimento é compartilhado. Pesquisadores e especialistas compartilham o seu trabalho para que outros possam ler, também permite acompanhar os usuários de acordo com os interesses.

Eric: funciona como uma biblioteca virtual especializada, onde os pesquisadores podem encontrar artigos, revistas e obras de especialistas das mais diversas áreas. É uma iniciativa do Instituto de Ciências da Educação do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

Redalyc: Esta é a Rede de Revistas Científicas da América Latina e do Caribe, Espanha e Portugal, uma biblioteca virtual com milhares de publicações e obras de literatura. Contém diferentes seções para uma pesquisa mais eficaz, podendo até mesmo criar um perfil para identificar determinado conteúdo.

ISeek: é uma plataforma abrangente que hospeda milhares de recursos e materiais de universidades, agências governamentais e diferentes ONGs. Ele funciona com um buscador muito preciso, que pode ajudá-lo a encontrar conteúdos e publicações sobre temas específicos.

Science Research: Este é um dos buscadores mais específicos, que evita a duplicação de conteúdo, ajudando a separar o conteúdo original do que não é. Contém buscas avançadas para encontrar materiais em vários formatos e publicações, bem como pesquisas por autores.

Dialnet: é um buscador, que funciona como uma biblioteca, abrigando materiais mais relevantes para acadêmicos, pesquisadores e jornalistas. Através dele você pode encontrar teses, revistas, conferências e vários conteúdos acadêmicos de qualidade, separadas por assunto e tipo de publicação. 

Fonte: Universia México
Tradução livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário