segunda-feira, 28 de novembro de 2016

USP cria acervo sobre obra de Guimarães Rosa


Banco possui mais de 4 mil títulos entre análises, livros, teses e dissertações

Um dos mais importantes autores da literatura brasileira, João Guimarães Rosa e sua obra são objeto constante de análises e pesquisas. Porém, até pouco tempo atrás, tudo que era feito sobre o autor acabava ficando difícil de ser localizado por se encontrar, em sua maioria, em publicações impressas. Isso mudou, porém, há uma semana quando a Universidade de São Paulo (USP) lançou um acervo digital com tudo relacionado ao escritor.


Com 4.079 títulos, o banco se estende entre teses, dissertações, periódicos, registros de eventos, livros, prefácios e textos. A estimativa é que o número cresça ainda mais, já que novos dados podem ser inseridos conforme forem produzidos ou informatizados. As obras de Guimarães, por sua vez, não estão disponíveis na plataforma.

A ideia é que o acervo permita que os pesquisadores e autores tenham fácil acesso ao que já foi publicado sobre o escritor e consigam compartilhar os seus conhecimentos, além de levar ao público trabalhos de alta qualidade que, até então, permaneciam inacessíveis.
Como o projeto foi feito por uma equipe pequena, possíveis equívocos nos dados, nas pesquisas e erros de digitação são passíveis de serem encontrados. O objetivo é que, conforme os documentos sejam lidos, os próprios colaboradores e pesquisadores indiquem as falhas para que haja a correção.


via Universia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário