quinta-feira, 16 de março de 2017

“A Wikipédia é uma ferramenta de ensino eficaz”

LiAnna Davis fala sobre o potencial educativo da plataforma livre e sobre o programa que coloca alunos universitários para editar verbetes

Thais Paiva | Carta Educação

Ao editar verbetes, alunos têm a chance de interagir com pessoas de todo o mundo

Sexto site mais visitado do mundo, com aproximadamente 500 milhões de visitantes únicos todo mês, e um acervo que ultrapassa o de qualquer enciclopédia impressa, a Wikipédia é hoje a maior comunidade colaborativa de conteúdo livre do mundo. Apesar disso, ou talvez por conta disso, seu uso como fonte confiável de pesquisa é ainda questionado.

O julgamento, no entanto, não poderia estar mais equivocado, defende a americana LiAnna Davis, diretora de programas da Wiki Education Foundation. “Quando os estudantes aprendem a navegar pela Wikipédia, eles têm acesso a uma fonte riquíssima de informação. Ao invés de proibir o uso da Wikipédia em pesquisas, os professores deveriam ensinar os alunos a como utilizar a plataforma de forma efetiva”, diz.

Em visita à São Paulo, onde palestrou a convite do centro de pesquisa NeuroMat, da USP, LiAnna falou sobre a necessidade de desmistificar a ferramenta e integrá-la à educação. Também comentou sobre uma iniciativa pioneira que coordena nos Estados Unidos, na qual professores e alunos do Ensino Superior se unem para melhorar o conteúdo disponível sobre diversos tópicos na versão em inglês da enciclopédia.

Carta Educação: É comum a ideia de que a Wikipédia não é uma fonte confiável de informação. Por que essa concepção prevalece e como mudá-la?

LiAnna Davis: Creio que essa ideia vem do fato de qualquer um poder acrescentar ou editar um verbete na plataforma. Logo, as pessoas pensam: como é assegurado que a informação contida ali é confiável? Mas o que elas não compreendem é que a comunidade de editores da Wikipédia desenvolveu uma série de estratégias e diretrizes que sinalizam se aquele é ou não um bom verbete. Por exemplo, verbetes de baixa qualidade possuem um aviso no topo alertando que alguns pontos são duvidosos, que faltam citações e outras coisas do gênero. Então, claro, existem verbetes muito confiáveis e de alta qualidade na enciclopédia, mas também há outros não tão bons. Ao invés de proibir o uso da Wikipédia em pesquisas, os professores deveriam ensinar os alunos a como utilizar a plataforma de forma efetiva. Quando os estudantes aprendem a navegar pela Wikipédia, eles têm acesso a uma fonte riquíssima de informação e oportunidade de aprendizado. Na versão em língua portuguesa da plataforma, por exemplo, são 1 milhão de verbetes disponíveis. Para se ter uma ideia de comparação, a enciclopédia inglesa possui apenas 40 mil.

CE: Você diz que a Wikipédia e a Educação têm tudo a ver. Como os alunos podem usar a plataforma em suas pesquisas?

LD: A Wikipédia como uma enciclopédia virtual é uma ótima fonte preliminar de informação. Se você está começando a pesquisar um determinado tópico, poderá abrir a Wikipédia e ter uma visão geral do assunto muito valiosa. Se você precisa de informações rápidas e pontuais como “onde essa pessoa nasceu” ou “qual era sua profissão”, a informação que está lá com certeza é confiável e te servirá perfeitamente. Além disso, há uma série de notas de rodapé e referências que te levam para as fontes primárias e secundárias de pesquisa. É claro que você não deveria colocar a Wikipédia como a bibliografia do seu estudo, pesquisa, mas é um ótimo começo para ter essa visão genérica do assunto e então se aprofundar. No entanto, ela não deve ser sua única fonte de informação. O estudante deve sempre recorrer a outras fontes para ter um quadro mais abrangente do assunto que está investigando.

CE: Como funciona o programa desenvolvido pela Wiki Education Foundation que coloca professores e estudantes universitários para editar verbetes da plataforma?

LD: Começamos o programa em 2010 nos Estados Unidos e, nesses últimos sete anos, temos crescido bastante. Cada vez mais, novos professores universitários aderem ao nosso programa e integram a Wikipédia com as ciências ensinadas em suas salas de aula. Funciona assim: os docentes participantes pedem para que seus alunos adicionem conteúdo a artigos sobre o curso na Wikipédia. Para isso, passam por um treinamento online onde aprendem como utilizar a Wikipédia como uma ferramenta de ensino e então criam uma página de seu curso conosco. Hoje, apoiamos 300 classes nesse modelo, envolvendo cerca de 7 mil alunos do Ensino Superior. Nós, da Wiki Education Foundation, não somos especialista nos assuntos de todas essas classes, mas somos especialistas em Wikipédia e orientamos os professores que, por sua vez, proveem suas expertises nos tópicos e asseguram que os conteúdos adicionados pelos alunos são de alta qualidade e confiáveis. Nesse processo, os alunos também recebem treinamento online e diretrizes para que possam fazer contribuições valiosas para a plataforma. Além disso, temos uma equipe de apoio disponível para responder perguntas que os estudantes possam ter, rever o trabalho deles e assim por diante. Para participar do programa, professores e alunos podem entrar em contato conosco por meio do nosso website.

CE: Quais são os ganhos que os estudantes têm ao participar desse programa?

LD: Os estudantes aprendem pontos-chave para desenvolver habilidades relacionadas à alfabetização mediática, escrita, pesquisa, comunicação online e trabalho colaborativo, pois geralmente eles trabalham em conjunto com colegas. Além disso, ao editar os verbetes, eles têm a chance de interagir com pessoas de toda a parte do mundo. O público de seu trabalho deixa de ser uma pessoa só, o professor, e passa a ser toda a comunidade global, o que é muito mais impactante. Para os professores, os ganhos são alunos muito mais engajados com seu trabalho acadêmico, pois quando estão escrevendo para a Wikipédia não o fazem apenas para conseguir uma nota, mas para ajudar pessoas que realmente vão ler e usar aquilo. Logo, eles costumam despender muito mais tempo e esforço nesse tipo de atividade, pois a julgam útil. A Wikipédia é uma ferramenta de ensino eficaz.

CE: No ano passado, a Wiki Education Foundation desenvolveu o projeto Ano da Ciência. No que consistiu?

LD: Nós nos focamos em melhorar a qualidade da informação sobre Ciências disponível na Wikipédia em inglês. Para isso, lançamos uma campanha para trazer publicidade e atenção para a defasagem de conteúdo nesse tipo de área e convencer os alunos a trabalharem nisso. Conseguimos mobilizar cerca de 6 mil estudantes que editaram quase 5 milhões de conteúdos científicos, o que é equivalente a 3,5 volumes impressos da última enciclopédia britânica. Então foi um impacto gigante que os alunos promoveram na Wikipédia.

CE: Fora isso, houve também um esforço para promover a igualdade de gênero na plataforma. Como foi?

LD: Dentro do Ano da Ciência, queríamos focar também no aumento do número de biografias de mulheres cientistas na Wikipédia em inglês. Com a campanha, fomos capazes de acrescentar 125 novas biografias de mulheres cientistas durante 2016 e o trabalho continua nesse sentido. Fora da área da ciência, temos uma parceria com o Natural Women’s Studies Association, que é uma associação acadêmica nos Estados Unidos que congrega professores que ensinam estudos relacionados à mulheres e gênero, como Gênero e Comunicação e Feminismo. A associação encoraja esses professores a participar do nosso programa, o que é muito importante dado que 90% dos editores da Wikipédia são homens. Essas pessoas estão desenvolvendo um trabalho importantíssimo e ajudando a equipar a cobertura desigual sobre mulheres na plataforma. No nosso programa o cenário já começa a se nivelar, já que 68% dos nossos editores são mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário