quinta-feira, 16 de março de 2017

Acesse o acervo digital de Paulo Freire gratuitamente

No ano do 20º aniversário da morte do pensador, o Centro de Referência Paulo Freire disponibiliza o acesso ao seu acervo

Nairim Bernardo | Nova Escola


O próximo dia 2 de maio marcará o 20º aniversário da morte de Paulo Freire. Até hoje sua obra é referência e, para facilitar o acesso dos professores ao trabalho do educador, o projeto “Memórias do Patrono da Educação Brasileira” disponibiliza gratuitamente o acesso a fotografias, vídeos, áudios e textos do pensador.

Ao todo, são 30 mil páginas de texto, mais de 500 fotos, 100 vídeos e áudio de cerca de 2 mil páginas de livros. No meio disso tudo, você pode encontrar conteúdos como o livro Pedagogia do Oprimido, biografias do autor, dissertações sobre sua obra, documentações acumuladas durante sua vida profissional e entrevistas com ele. Tudo isso foi organizado pelo Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) como um modo de relembrar os 20 anos da morte do pensador. O projeto começou em 2016 e contou com o patrocínio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Paulo Freire nasceu em Recife em 1921 e se tornou reconhecido internacionalmente pelo seu método de alfabetização de adultos e pensamento pedagógico político. Condenava a Educação bancária, como chamava os métodos em que o professor depositava o conhecimento no aluno que tinha um papel passivo no processo. O pedagogo defendia a formação de um cidadão crítico. Foi professor no Brasil, Estados Unidos e Suíça (durante o exílio no período militar) e secretário municipal de Educação de São Paulo. Suas obras já foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

Se além de consultar o arquivo online (clique aqui), você tiver a disponibilidade de visitar o arquivo físico, na capital de São Paulo, é possível agendar uma visita por meio do e-mail sonia@paulofreire.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário