quinta-feira, 30 de março de 2017

Projeto do Google oferece visita online a quase 3 mil museus nacionais e internacionais

O Google Arts and Culture tem um acervo de centenas de milhares de obras de artes em alta definição, e tour virtual em museus do mundo todo. Confira!

Universia


Projeto do Google oferece visita online a quase 3 mil museus nacionais e internacionais

Quem nunca teve a vontade de visitar um lugar distante, como as pirâmides do Egito ou grandes museus como o The British Museum, em Londres? Mas nem sempre é possível sair de casa e conhecer uma grande obra no seu "habitat natural". O projeto Google Arts & Culture se propõe a levar esses museus e grandes marcos da cultura até você, sem que ninguém desembolse o custo de uma viagem.

Os tours virtuais do Google Arts & Culture utilizam a mesma tecnologia do Google Maps para inserir o usuário no local escolhido. É possível andar em museus do mundo todo, apreciar obras de arte e ter a experiência de navegar em centros culturais como o MASP, em São Paulo ou a The Frick Collection, em Nova York. São quase 3 mil museus que você pode visitar nesse link.

E essa é apenas uma das funções do projeto. Além das parcerias com museus, o site também faz proveito do seu imenso acervo para apresentar obras de arte dentro dos mais diferentes contextos. Há filtros para encontrar obras a partir do artista, do movimentos de arte, dos eventos históricos, das figuras históricas e dos lugares de onde elas provém, além de poder visualizá-las por tipo (fotografia, lápis, escultura, tinta a óleo e etc.).

Outra grande atração do site são os Projetos. Tratam-se de coletâneas de produções originais do projeto em vídeos, matérias, listas e obras dentro de um tema específico. O Projeto História Natural, por exemplo, traz vídeos 360º, exposições online, obras de arte e tours virtuais sobre o tema.

Por enquanto, o projeto ainda se encontra na fase beta, por isso o que os usuários falantes da língua portuguesa encontram é uma mistura entre o português e o inglês. A maioria dos menus e etiquetas de obras estão em português, mas quase todos os textos presentes no site estão em inglês. Um desses textos em português é o editorial "11 mulheres que mudaram o mundo", feito para o Dia Internacional da Mulher.

O projeto pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo (iOS) (Android).

Nenhum comentário:

Postar um comentário