A Biblioteca Nacional de Cuba José Martí , trabalha pela primeira vez na digitalização do seu patrimônio cultural-musical.
O principal objetivo do resgate de fundos audiovisuais é garantir a conservação, restauração e preservação dos materiais de som da sala de música Alberto Muguercia e Algerier León, de acordo com Juan Carlos Val Pino, especialista em serviços públicos dessa instituição:
"Começamos o trabalho com a mais significativa discografia cubana existente antes do triunfo da Revolução e com autores como Ernesto Lecuona, Eduardo Sánchez de Fuentes e Alejandro García Caturla", explicou.
Para a realização do projeto, Val Pino, seu principal representante, visitou em outubro de 2016 as bibliotecas Richelieu-Louvois e François-Mitterrand, ambas na França, onde um processo semelhante foi realizado há alguns anos. De acordo com o especialista, para a digitalização em curso na instituição cubana, 17 equipes foram doadas pela Biblioteca Nacional da França, que chegou a este país em junho do ano passado.
O tempo dedicado a digitalizar um disco depende da sua condição física e das suas condições de som, e geralmente, eu trabalho com cinco discos em um dia, disse Val Pino. Tania Barceló Suárez, bibliotecária especialista da Media Library, disse que esse processo é de vital importância porque permite aos usuários acessar música de formatos modernos, sem expor os discos antigos e danificados pela passagem do tempo.
A sala de música da biblioteca atualmente oferece o serviço de audição e oferece partituras e livros, os últimos em formato impresso.
via El Mercurio salmantino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário